Rudinei Marques debate os impactos assédio institucional em audiência pública na CAS nesta terça, 2

Secretário executivo do Unacon Sindical comporá a mesa do evento interativo

O secretário executivo do Unacon Sindical, Rudinei Marques, participa nesta terça-feira, 2 de agosto, de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal para debater os impactos do assédio institucional no serviço público. O evento, que será transmitido pelo Youtube, começa às 14h.

O recente assassinato do indigenista Bruno Pereira, servidor licenciado da Funai – instituição que figura entre as mais assediadas e mais assediadoras no monitoramento feito pela ARCA – será o ponto de partida para as discussões sobre os reflexos do assédio institucional para os servidores e , também, para os órgãos, na execução das políticas públicas.

A ARCA, que mantém a plataforma Assediômetro, já identificou 1.309 casos de assédio institucional no serviço público.  No topo da lista dos órgãos que sofreram tentativas de deslegitimação, desqualificação ou ameaça à continuidade ou execução de suas competências por parte de seus próprios dirigentes ou de gestores com posições hierárquicas superiores, estão o IBAMA, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Saúde (MS) e a Polícia Federal (PF).  Entre os que mais registraram casos de assédio institucional contra os servidores, estão a as Forças Armadas, o Ministério da Defesa e a Funai, seguidos da PF, do MEC e do MS.

O tema da audiência pública foi tratado na 12ª edição dos Cadernos da Reforma Administrativa (disponível para download aqui).

O debate na CAS contará, também, com a participação do presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Pedro Pontual, da vice-presidente nacional da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Thaisse Craveiro, do presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea, José Celso Cardoso Júnior,  e da diretora-executiva da Indigenistas Associados, Priscilla Colodetti.

 

Audiência pública sobre assédio institucional no serviço público

Data: terça-feira, 2 de agosto

Local: Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Anexo II

Horário: 14h

O evento será transmitido pelo canal do Senado no YouTube. As perguntas aos palestrantes já podem ser enviadas pelo e-Cidadania (acesse aqui).