2º Dia Nacional de Protestos: servidores da CGU e do Tesouro Nacional cruzam os braços nesta quarta, 20

Balanço dos 20 dias de Operação Padrão da carreira de Finanças e Controle marca a paralisação

Os Auditores (AFFC) e Técnicos Federais de Finanças e Controle (TFFC) lotados na Controladoria-Geral da União (CGU) e na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aderem, em massa, ao 2º Dia Nacional de Protestos, com paralisação das atividades, nesta quarta-feira, 20 de março. A atividade integra o calendário de mobilizações do Valorização Já!, movimento pelo fortalecimento da carreira de Finanças e Controle.

O balanço do impacto dos 20 dias de Operação Padrão da carreira de Finanças e Controle nas atividades das duas Casas teve repercussão nacional (acesse aqui e aqui).

No âmbito da CGU, além dos atrasos na divulgação dos dados abertos dos benefícios pagos aos cidadãos, como o Novo Bolsa Família, nenhum outro dado foi divulgado em transparência ativa durante esse período.

Já na STN, os efeitos da Operação Padrão têm impactado as análises de operações de créditos realizadas pelos Estados e Municípios e a emissão de Capacidade de Pagamento (Capag). “Neste período relevante para os Municípios, alguns estão com suas análises com maior tempo de duração – para não dizer paralisadas”, explica Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical.

O indicativo de Operação Padrão foi aprovado base em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual realizada no dia 29 de fevereiro (relembre aqui).

A carreira de Finanças e Controle ainda não teve a primeira devolutiva à proposta apresentada na Mesa de Negociação Específica.

“Seguimos no aguardo de um retorno do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). Assim que tivermos uma proposta concreta, vamos submetê-la para apreciação da base”, esclareceu Marques.

Votação virtual

Na próxima semana, o Unacon Sindical irá disponibilizar mais informações sobre o sistema de votação virtual que será adotado para as próximas assembleias deliberativas.

A entidade também irá lançar um formulário de pré-cadastro de não filiados para inclusão na plataforma.

Servidores ativos e aposentados, em Brasília e nos Estados, contarão com suporte presencial para votar. Detalhes sobre os pontos de apoio bem como as demais orientações para acessar o sistema de votação serão divulgados no site do Unacon Sindical.

Entrega de cargos

Iniciado no dia 29 de fevereiro, o movimento de entrega de cargos segue ativo. O formulário para manifestação de intenção de entrega de cargos e não assunção de cargos já conta com mais de 820 subscritores.

Pauta reivindicatória

Além do realinhamento remuneratório com demais carreiras de Estado, a carreira pleiteia um Programa de Produtividade. A proposta de remuneração variável, em complemento ao subsídio, já foi apresentada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na abertura da Mesa Específica da carreira de Finanças e Controle. (saiba mais aqui).

Valorização-já