UNACON enviará carta à direção da CGU


            Os analistas e técnicos de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) estiveram reunidos em assembléia na tarde de hoje (19) e decidiram por encaminhar carta à direção do órgão pedindo maior envolvimento dos dirigentes durante as negociações da campanha salarial da categoria. O documento, aprovado pelos servidores, foi elaborado pela direção da UNACON.

            Todos os AFCs e TFCs da CGU podem assinar a carta. As assinaturas começaram a ser recolhidas durante a paralisação dos servidores na tarde de hoje e serão colhidas até amanhã, quando a direção da UNACON entregará o documento aos dirigentes da CGU.

            Confira, abaixo, a íntegra da carta aberta:

 

CARTA ABERTA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO – CHEFE DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO

 JORGE HAGE SOBRINHO

 

Senhor Ministro,

 

Ninguém neste Governo sabe melhor que Vossa Excelência o compromisso e a abnegação que movem os servidores da CGU. Fazemos do controle dos gastos públicos, do combate à corrupção, da defesa da transparência e do controle social, bandeiras de luta incondicional. Não há limites para o comprometimento e o empenho com que vamos a campo, nos mais remotos cantos deste país, para defender a suada contribuição do povo brasileiro. Isso, sabemos muito bem, não é novidade para Vossa Excelência. E também não é novidade para o presidente Lula, que tantas vezes tem usado os excelentes resultados da CGU para tornar público o compromisso de seu governo com o combate à corrupção.

 

Mas não podemos, senhor ministro, aceitar que todo esse esforço, toda essa dedicação, toda essa paixão devotada à nobre função de zelar pelo dinheiro público, sofra a discriminação com que o Governo tem nos tratado na mesa de negociação salarial. Há meses esperamos ouvir de nossos interlocutores o que há anos lutamos para conseguir: respeito e reconhecimento. É notório que temos recebido tratamento inferior àquele dado a outras carreiras típicas de Estado. Sequer uma proposta recebemos até o momento. A Polícia Federal, que sem nossos relatórios não teria colecionado tantos resultados positivos em suas operações especiais, já tem sua tabela. As carreiras do Fisco, que também se beneficiam das nossas ações de auditoria, já têm sua tabela. Somente nós, senhor ministro, estamos de fora.

 

E estamos cansados desse tratamento desigual. Que estímulo teremos para dar o sangue nas estradas, rios e matas desse país – como temos feito até agora – se o Governo não reconhece o nosso valor? Quantas vidas de colegas já foram ceifadas em atividades de auditoria/fiscalização? Sabemos que Vossa Excelência tem se empenhado em fazer ver aos interlocutores do Ministério do Planejamento e da Casa Civil a importância da CGU. Mas precisamos mais, senhor ministro. Estamos na reta final das negociações e precisamos que Vossa Excelência assuma, conosco, essa bandeira, que, em última análise, é a bandeira da defesa do controle e da transparência. Não vamos aceitar que se perpetue a histórica discriminação de que temos sido vítimas repetidamente.