Caravana contra a corrupção vai a três municípios paulistas

A UNACON e o Instituto de Fiscalização e Controle iniciaram hoje (27) as atividades da Caravana “Todos Contra a Corrupção” em 2008. No primeiro evento do ano, serão visitadas três cidades do interior de São Paulo: Marília (27/03), Brotas (28/03) e Cosmópolis (29/03).

O objetivo das visitas é estimular a comunidade a fiscalizar o trabalho da prefeitura, de modo a garantir o correto uso do dinheiro público. O Instituto de Fiscalização e Controle, apoiado pela UNACON, acredita que esse é o modo mais eficaz de combater a corrupção no Brasil.


Atuação das ONG’s

Em Marília, o projeto Adote um Município é representado pela Marília Transparente (Matra), ONG fundada em outubro de 2006. Apesar do pouco tempo de atuação, a instituição já promoveu diversas ações no município, como campanha contra aumento indevido do IPTU; debate sobre custo do transporte coletivo em Marília; atuação junto ao MPF na fiscalização das obras do pró-saneamento e Ribeirão dos Índios; investigação de irregularidades na distribuição das bolsas atletas e carentes; investigação dos recursos usados para a locação dos caminhões de lixo; e pedido junto ao MPE de investigação sobre cargos de confiança e funcionários fantasmas.

Em 2008, a Matra pretende atrair mais associados para o movimento e desenvolver uma iniciativa chamada “Observatório Urbano da Cidade de Marília”, uma construção coletiva de indicadores nas diversas dimensões, a serem perseguidos pela sociedade mariliense. Há também a meta de implementar um programa de rádio.

            Em Brotas, o trabalho é desenvolvido pela Amigos Associados de Brotas (Amabrotas) desde 7 de setembro de 2005. Liderada pelo presidente Dorival Campanelle, a ONG já apresentou diversas denúncias apontando suspeitas de irregularidades na gestão da verba pública. Uma dessas denúncias se refere a uma emissora comunitária que produziu propagandas comerciais com recursos da prefeitura.

A Amabrotas também se preocupa com a qualidade das informações disponibilizadas pelo governo local. Por esse motivo, exigiu que a prefeitura veicule ofício para informar as datas, horários e locais das reuniões de todos os Conselhos Municipais de Brotas, de modo que a população e a própria Amabrotas possam participar dos encontros.

Fundada em 16 de abril de 1984, a ONG Aquarius tem uma longa história de atuação no município de Cosmópolis. No início, a instituição era ligada principalmente a ações de proteção ambiental, mas passou a trabalhar com o combate à corrupção, associando-se ao projeto Adote um Município.

            Entre as ações executadas pela instituição nos últimos meses, destacam-se: fiscalização das verbas públicas na cidade de Cosmópolis; mobilização contra a poluição provocada pela Petrobrás em Paulínia; campanha de plantio de árvores frutíferas na cidade de Cosmópolis; campanhas educativas na área ambiental para crianças e jovens; Projeto Catadao – Campanha de limpeza dos rios Pirapitigui e Jaguari.

 

Confira a programação da Caravana nos três municípios paulistas:

Marília – 27 de março

9h – Reunião com os representantes da ONG Marília Transparente – MATRA.

Local: OAB. End: Rua Gonçalves Dias, 440, Centro – Marília

11h – Reunião com o Ministério Público, com a presença dos Promotores Drª. Rita de Cássia Bergano e Dr. Isauro Pigazzi Filho.

Local: Fórum da Comarca de Marília. End: Rua Lourival Freire, 120, Bairro Fragata

14h – Reunião com os vereadores.

Local: Câmara Legislativa. End. Av Sampaio Vidal, S/N, Prefeitura Municipal da Marília.

16h – Reunião com o Prefeito Mário Bulgarelli.

Local: Prefeitura Municipal

19h30 – Audiência Pública

Local: CIESP – Centro de Industrias do Estado de São Paulo, Rua Araraquara, 315, Marília – SP.

 

Brotas – 28 de março

11h – Reunião com os vereadores.

Local: Câmara Legislativa

15h – Reunião com o representante do Ministério Público, o Sr. Marcus Patrick de Oliveira Manfrin e o Juiz Sr. Reginaldo Siqueira.

Local: Fórum da Comarca de Brotas. End: Praça 9 de Julho 26 –Centro – Brotas.

16h – Reunião com o Prefeito Orlando Pereira Barreto Neto.

Local: Paço Municipal.

19h30 – Audiência Pública.

Local: Salão da Vila Vicentina, localizado na Avenida Pedro Saturnino de Oliveira, 456, Jardim Bandeirantes – Brotas – SP.

 

Cosmópolis – 29 de março

14h – Reunião com os vereadores.

Local: Câmara Legislativa de Cosmópolis

16h – Reunião com o Prefeito Antonio Fernandes Neto.

Local: Prefeitura de Cosmópolis

19h30 – Audiência Pública.

Local: Plenário da Câmara Legislativa, localizada na Rua Getúlio Vargas, 500 – Centro.