Servidor protesta na Esplanada

Às vésperas de serem beneficiados com um superpacote de reajustes, servidores públicos vindos de várias partes do país marcharam ontem pela manhã na Esplanada dos Ministérios reivindicando mais. Os trabalhadores protestaram contra a demora do governo em fechar acordos com as categorias, cobraram maior eficiência dos parlamentares no trato de medidas que estão sendo ou ainda serão encaminhadas ao Congresso Nacional e exigiram também isonomia entre ativos e inativos.

Apesar dos esforços dos sindicatos estaduais, que organizaram as caravanas, o número de servidores que participou do ato ficou bem abaixo das expectativas. Das 5 mil pessoas aguardadas, cerca de 1,5 mil caminharam pelo Eixo Monumental. A Polícia Militar, que esperava uma multidão, interditou três faixas, causando lentidão e engarrafamentos. No auge da passeata, os motoristas chegaram a levar 20 minutos no trajeto da Rodoviária do Plano Piloto até a Praça dos Três Poderes.

A baixa adesão se explica principalmente porque o governo já assegurou aos servidores aumentos salariais generosos nos próximos três anos. Seja por medida provisória ou projeto de lei, aproximadamente 800 mil funcionários distribuídos por 11 categorias terão ganhos nos contracheques. Os aumentos chegarão a 137,28%. Embora a disputa política entre partidos de oposição e a base aliada esteja acirrada, a intenção do Ministério do Planejamento é autorizar os aumentos já a partir deste mês.

O número
Reajuste
800 mil
funcionários serão beneficiados com aumentos salariais de até 137,28% nos próximos três anos 
–> –> –>
  –>