Governo adia apresentação de proposta

       

 


            Não houve apresentação de proposta salarial durante a reunião entre o governo e a direção da UNACON realizada na noite de hoje, 30. O encontro, que estava previsto para as 17h, teve início às 20h. Estiveram presentes o presidente da entidade, Fernando Antunes, a secretária-geral, Márcia Uchôa, o AFC Júlio Domingues Possas, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e o AFC Robinson Lopes, da Controladoria-Geral da União (CGU).

            No início da reunião o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, fez considerações gerais sobre as negociações que ainda faltam ser concluídas e não descartou a hipótese de que algumas categorias não fecharão acordo até a elaboração da nova Medida Provisória (MP) com reajustes do funcionalismo, prevista para ser editada entre os dias 6 e 13 de junho. Para o presidente da UNACON, nessa hipótese, a única alternativa é continuar negociando, sem data para encerrar as discussões.

            “Entre fechar um acordo que distancie os salários dos AFCs e TFCs e dos servidores do grupo Fisco, e receber apenas as duas parcelas de 4% do acordo anterior, é melhor ficar no grupo de duas ou três categorias sem acordo e tentar fazer o governo compreender a importância estratégica da STN e da CGU na burocracia federal. Nesse caso não vale a máxima de que é melhor um pássaro na mão do que dois voando”, afirma Fernando Antunes. A direção da UNACON considera bastante provável encaminhar para a base o indicativo de não aceitar propostas do governo que não se enquadrem na pauta aprovada pela categoria. Os dirigentes da entidade também procurarão as direções da CGU e da STN para relatar a situação difícil das negociações e solicitar mais engajamento desses órgãos junto ao ministro Paulo Bernardo.

            O presidente da UNACON acredita que há espaço para avanço nas negociações e somente após a edição da futura MP, junto com outros órgãos que não fecharem acordo agora, e que a luta deve ser conduzida para o lado mais duro. “A categoria deve compreender que na atual fase das negociações todos os passos precisam ser medidos e nenhuma opção pode ser descartada”, conclui Fernando Antunes.

            Conselho Deliberativo

            Ao final da reunião o secretário Duvanier Paiva confirmou presença na reunião do Conselho Deliberativo da UNACON, que será realizada no período de 4 a 6 de junho, na cidade de Recife (PE). Paiva se reunirá com os conselheiros no dia 6 de junho, sexta-feira.