Servidores da CGU mantêm greve – ATUALIZADA

       

                                                Servidores do Ceará reunidos na regional da UNACON


 

            Os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) nos estados e no Distrito Federal aderiram em massa ao indicativo de greve proposto pela UNACON Nacional na última semana. Com as atividades paralisadas desde sexta-feira (20) – em alguns estados a partir de hoje, 23 – os analistas e técnicos de Finanças e Controle têm demonstrado união em favor da campanha salarial da categoria.

            Na manhã de hoje (23) os servidores da CGU/Ceará participaram de mobilização da sede da UNACON Regio do estado (foto acima). Nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba – 80% de adesão -, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, os servidores também cruzaram os braços.

No Paraná, em assembléia realizada nesta manhã, os servidores da CGU/PR e os associados da UNACON Regio do estado deliberaram que a categoria não pode abrir mão da bandeira dos 100%, mesmo que isto ocorra somente em 2010. Nos demais aspectos, os analistas e técnicos concordaram com a proposta aprovada pelos servidores da STN, com possibilidade de antecipação da parcela de 2010, conforme acertado com a Receita Federal.

Em Minas Gerais, haverá reunião amanhã, às 9h30, para avaliar as situações apresentadas nas assembléias da STN e da CGU/DF.  No Piauí, todas as atividades foram suspensas, menos a execução do programa “Olho Vivo”. No Goiás, estão sendo realizadas atividades todos os dias, às 9h, para avaliação do andamento das negociações.

Em São Paulo hoje, 23, foi dada continuidade ao movimento iniciado na última sexta-feira (20) com a criação de três grupos de trabalho para desenvolvimento dos temas: Planejamento CGU-SFC com Regionais; Divisão de Atribuições AFCs-TFCs; e Análise Operacional da Fiscalização por Sorteio de Município e Retorno da Fiscalização Sistemática. A mobilização desta segunda-feira contou com a participação de 53% dos servidores da regional. Amanhã o movimento continua.

            Em assembléia realizada na tarde de hoje no Rio Grande do Norte, os servidores da regional da CGU/RN concordaram com a contraproposta aprovada pelos servidores da STN de 93% de correlação com a Receita Federal em jul/2008, 95% em jul/2009 e 98% em jul/2010, além do reenquadramento nos moldes daquele órgão e exigência de NS para o cargo de
TFC.

No Maranhão, 80% dos servidores paralisaram as atividades. Amanhã, 24 de junho, às 8h, os servidores da CGU/MA se reunirão para discutir o cenário do movimento nacional e local, além de projetar as próximas medidas a serem adotadas no estado. O encontro será no térreo da sede da CGU/MA.

Em Sergipe, após debates sobre a contraproposta, foi unânime posicionamento quanto à manutenção do pleito de 100%.

No Rio de Janeiro, os servidores promoveram a arrecadação de alimentos para uma instituição de caridade (foto abaixo). Cada AFC ou TFC contribuiu com pelo menos 1 Kg de alimento não perecível. Em assembléia, a regional carioca votou a contraproposta apresentada pela STN na manhã de hoje. 77% dos presentes à plenária aprovaram os termos apresentados. Amanhã, às 9h30, os servidores manterão a mobilização e continuarão com a arrecadação de alimentos, roupas de cama ou produtos de farmácia.

No Distrito Federal, a assembléia será realizada às 15h.

Na CGU/TO, à exceção do chefe e de outros três servidores, os demais aderiram ao movimento, com reuniões na parte da manhã e da tarde em frente ao prédio da regional para acompanhar o movimento na STN, na CGU/DF e nas demais regionais.

 

                                             CGU/RJ arrecada produtos não-perecíveis