Greve do Tesouro adia divulgação de resultados da dívida pública

A greve dos servidores do Tesouro Nacional fez o governo adiar a divulgação dos números da dívida pública. Prevista para quarta-feira (25), a apresentação dos resultados da dívida em maio foi adiada por tempo indeterminado.

De acordo com o Ministério da Fazenda, uma nova data só será definida de acordo com a movimentação dos leilões de títulos da dívida. A divulgação do resultado do Tesouro Nacional em maio, no entanto, está mantida para sexta-feira (27).

Na última sexta-feira (20), a maior parte dos 950 técnicos e auditores do Tesouro entraram em greve por tempo indeterminado depois de uma paralisação de 72 horas. A categoria reivindica equiparação de salários com os funcionários da Receita Federal, que ganham em média 15% a mais.


O governo propôs reajuste de cerca de 35%. Os servidores, no entanto, recusaram a proposta porque os funcionários da Receita receberão aumento em torno de 40%, o que manteria as diferenças salariais. A reunião de representantes dos grevistas com o Ministério do Planejamento, na semana passada, terminou sem acordo.

Além dos leilões de títulos do governo, a greve pode afetar o repasse de verbas do governo federal para estados e municípios. O Tesouro, no entanto, prometeu montar uma estratégia paralela para assegurar os leilões de papéis públicos.

A venda de títulos públicos é importante para que a União arrecade recursos de investidores para cumprir seus compromissos. Mesmo com o superávit primário (economia de recursos), o governo registra rombo nas contas por causa dos juros da dívida pública.

Nos últimos 12 meses terminados em abril, o déficit nas contas do setor público, descontado o pagamento dos juros da dívida, somava R$ 50,6 bilhões, o equivalente a 1,9% do PIB, a soma das riquezas produzidas no país.