Categoria pode retomar greve

            Tendo em vista que o prazo final difundido pelo governo para pressionar os servidores e encerrar todo o processo de negociação não se confirmou e, portanto, tratava-se de um blefe de negociador, a UNACON convoca os analistas e técnicos de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para examinar esta situação. Na próxima segunda-feira, 7 de julho, serão realizadas assembléias – em Brasília e nos estados – para decidir como a categoria vai enfrentar essa situação. O indicativo da UNACON Nacional é a retomada da greve.

            O governo declarou anteriormente que o dia de hoje, 4 de julho, seria a data final para a publicação de Medida Provisória com reajustes para o funcionalismo por conta das eleições estaduais e municipais. Segundo o presidente da UNACON, Fernando Antunes, esta “lenda urbana” pode até ser entendida como estratégia de Mesa de negociação. “Mas é inaceitável. Não podemos ficar parados frente à atitude do governo de não honrar um acordo apresentado por duas autoridades de primeiro escalão como o ministro Jorge Hage e o secretário Arno Augustin”, afirma.


            O dirigente nacional reforça que, apesar desta atitude do governo federal, a UNACON continua determinada a conseguir acordo, de modo que a CGU e o Tesouro Nacional possam continuar trabalhando e ajudando o país a combater a corrupção e a manter a estabilidade econômica, respectivamente.