Notícias sobre as MPs

Minha breve passagem pelo Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira não foi em vão. O blog ficou meio esquecido, mas voltei cheio de notícias para dividir com vocês, nobres e angustiados leitores.

A que mais interessa, acredito eu, diz respeito às esperadas e tardias MPs que vão reajustar os salários dos cerca de 300 mil servidores do Executivo federal.


Conversei informalmente com parlamentares da base do governo que têm grande proximidade com o Palácio do Planalto. A todos fiz a mesma pergunta: “Quando as MPs vão sair?”

Três políticos me responderam que “o grande dia” será entre 13 e 15 de agosto. Dois foram taxativos ao afirmar que o Diário Oficial publicará os textos no dia 13.

Chequei o boato de que em vez de MP viriam por aí projetos de lei. Essa informação, de fato, circulou na Câmara e no Senado, mas ninguém sabe de onde veio ou quem é o pai da idéia.

Sobre esse detalhe, os parlamentares – principalmente do PT – ficaram surpresos. Até porque a corrida para saber quem serão os relatores já começou. Explico: ainda que espinhosa, a missão de relatar no Congresso qualquer coisa que envolva funcionalismo dá status.