UNACON Regio São Paulo participa de manifestação

       

 


            Na última quinta-feira, 21 de agosto, os servidores da Controladoria-Geral da União no estado de São Paulo (CGU/SP) participaram de café da manhã promovido pela UNACON regional. Durante todo o período, associados e não-associados à entidade debateram suas impressões sobre a imobilidade do governo para cumprir os acordos negociados.

            No período da tarde, cinco servidores participaram de manifestação promovida pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal). Representaram a UNACON a diretora de Assuntos Técnicos, Ana Maria da Silva, e a 1ª Secretária da entidade, Maria Fernanda Campos. Também estiveram presentes representantes do SindCVM, o Sindifisp-SP, o Sinait e a Unafisco.

            Em reunião realizada na sexta-feira (22), as entidades pediram o apoio do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, na aprovação rápida dos acordos salariais. De acordo com o ministro, o presidente Lula aprovará a Medida Provisória no máximo até amanhã, 26 de agosto.

            Confira, abaixo, a íntegra da carta entregue pelas entidades ao ministro Carlos Lupi.

 

São Paulo, 22 de agosto de 2008.

Excelentíssimo Senhor

Ministro de Estado Carlos Lupi

Ministério do Trabalho e Emprego

São Paulo (SP)

 

Senhor Ministro,

 

As entidades sindicais abaixo identificadas, representantes de servidores públicos federais que, em função das peculiaridades, natureza e grau de responsabilidade do trabalho encomendado e executado, constituem reservas de efetiva qualificação do Estado, celebraram no passado mês de junho, acordos com o governo federal que devem resultar na reestruturação de planos de carreiras e cargos e reajuste de remuneração.

Tais acordos foram assinados após uma série de intensas e complexas negociações e renegociações – algumas iniciadas há mais de um ano – prevendo efeitos financeiros a partir de julho de 2008, com o pagamento nos contracheques daquele mesmo mês.

No entanto, até a presente data, o governo, lamentavelmente, não cumpriu a sua parte, mora esta injustificável que, além de depreciar a credibilidade da negociação, traz muita angústia e apreensão aos cerca de 350 mil servidores envolvidos, aí considerados os 90 mil das carreiras típicas de estado e os 260 mil das outras carreiras de servidores públicos federais que estabeleceram acordos salariais na mesma época com o governo.

Dessa forma, Senhor Ministro, as categorias signatárias solicitam encarecidamente sua inestimável intercessão junto aos seus pares no governo federal, no sentido de se remover, definitivamente, os empecilhos que, porventura, estejam prejudicando a consecução do processo e acelerar a publicação das Medidas Provisórias que formalizarão os acordos celebrados.

Com antecipados agradecimentos, apresentamos a Vossa Excelência as nossas cordiais saudações.

Respeitosamente,

Sinpait – Sindicato Paulista dos Auditores Fiscais do Trabalho

 

Sinal – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Sindifisp – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

 

SindCVM – Sindicato Nacional dos Servidores da CVM

Unafisco Sindical – Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal

 

Unacon – União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle