UNACON ajuizará ação para recuperar perdas com as Avaliações de Desempenho

            A Direção Nacional da UNACON, juntamente com a direção regional da entidade no Rio Grande do Sul (RS) buscará, na Justiça, a recuperação das perdas decorrentes da antiga metodologia de avaliação de desempenho. O ajuizamento de ações será iniciado no próximo mês e, primeiramente, serão beneficiados os associados do RS, que já definiram a forma de ingresso, bem como os respectivos honorários advocatícios.

            O estudo de viabilidade da ação judicial, elaborado por Silveira, Martins e Hübner Advogados, de Porto Alegre, foi solicitado pela Direção Nacional em julho deste ano, em decorrência da nova modalidade de remuneração – subsídio – que estava na iminência de ser adotada para a carreira Finanças e Controle.  


            De acordo com o dirigente da UNACON Regio do Rio Grande do Sul, Rudinei Marques, “todos sabemos que eram injustos os critérios de avaliação fixados pela União para pagamento da Gratificação de Desempenho de Atividade do Ciclo de Gestão – GCG. Cabe à UNACON lutar judicialmente pela devolução dos valores indevidamente descontados dos servidores associados”. Durante a próxima reunião do Conselho Deliberativo será deliberada a forma como as demais regionais integrarão a ação, que busca ressarcir as diferenças relativas aos últimos cinco exercícios.