Grupos de Trabalho buscam alinhar propostas

            Os Grupos de Trabalho constituídos na Controladoria-Geral da União (CGU) e na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) têm se reunido semanalmente em busca de soluções para a reestruturação da carreira Finanças e Controle. Ontem, 8 de outubro, o GT/STN debateu as atribuições dos cargos de AFC e TFC. No GT/CGU, foi realizada reunião técnica.

            De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Institucional da STN, Manuel Augusto Alves Silva, as atribuições dos cargos de analista e técnico de Finanças e Controle devem ser trabalhadas no âmbito de todas as classes existentes. “Devemos usar o conceito de competências – conhecimento, habilidade e atitude. O modelo de gestão da carreira só será eficiente se houver profissionalismo e seriedade nas avaliações de desempenho individual”, afirmou.


            A Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional (CODIN) do Tesouro realizou, no dia 7 de outubro, reunião com os servidores da STN para apresentar os pontos que foram debatidos até o momento pelo Grupo de Trabalho. A próxima reunião do GT/STN deverá ser realizada nesta sexta-feira, 10 de outubro.

            O GT/CGU está na segunda fase de trabalhos, que consiste em visitas técnicas com apresentação de representantes da STN, Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MPOG) e IPEA, sobre os debates que vêm sendo desenvolvidos sobre reestruturação de carreiras nos respectivos órgãos, com a finalidade de trazer elementos técnicos ao Grupo. No encontro com representantes da STN, ficou clara a importância de alinhar as propostas elaboradas pelos dois Grupos – Tesouro e CGU -, destacando primordialmente os pontos positivos de cada uma. Para isso, ficou combinado o envio por e-mail das atas das reuniões dos Grupos para conhecimento dos encaminhamentos propostos. A última visita técnica será realizada na próxima semana.

            Na reunião de ontem (8) ficou definido que com o encerramento desta fase será formulada uma proposta que será encaminhada à SRH/MPOG. Então, será formado um GT intra-governo – com representantes da SRH, da CGU e da STN – para avaliar, modificar ou manter as sugestões apresentadas.