UNACON debate organização sindical e negociação coletiva

            Entre os dias 16 e 17 de dezembro, a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego promoveu o ciclo de debates “Organização Sindical e Negociação Coletiva”, no Hotel San Marco, em Brasília. A UNACON foi representada pelo vice-presidente da entidade, Carlos Pio.


            No seminário foram discutidos temas como a contibuição sindical, a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – que está em tramitação no Congresso Nacional –, a criação de parâmetros para regulamentar a organização sindical e o direito de greve. Durante o encontro, os dirigentes sindicais tiveram a oportunidade de expressar suas idéias e fazer sugestões.

            Um grupo de trabalho tripartite será formado para continuar o debate sobre as questões da organização sindical e negociação coletiva. Cada uma das seis centrais sindicais indicarão três servidores para compor o grupo. O vice-presidente da UNACON representará a Força Sindical. A intenção é criar um modelo para ser colocado em prática e que poderá se tornar lei para regulamentar o setor.