Retrospectiva 2008 – Parte II

Abril

 


Dia 1º – O presidente da UNACON, Fernando Antunes, e a secretária-geral da entidade, Márcia Uchôa, se reúnem com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e com o secretário-adjunto, Líscio Camargo, para cobrar um posicionamento da direção do órgão em relação às reivindicações da categoria durante a negociação salarial.

 

Na tarde do mesmo dia, dirigentes da entidade promovem assembléia na Controladoria-Geral da União (CGU). O diretor de Atendimento aos Associados, George Santana, também participa.

 

Ainda nesse dia, Fernando Antunes e Márcia Uchôa participam de reunião extraordinária com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, para debater a greve na Controladoria-Geral da União – que estava prevista para começar no dia 2 de abril. O governo pede que a categoria aguarde 24 horas para iniciar movimento.

 

Dia 2 – Servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) decidem suspender a greve até o dia seguinte. A mesma decisão é aprovada pelos servidores da CGU do Rio de Janeiro. A Secretaria do Tesouro Nacional permanece mobilizada à espera de uma proposta do governo.

 

Dia 3 – Em assembléia, servidores da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) decidem manter a suspensão do movimento de greve por mais 24 horas.

 

Durante reunião com dirigentes da entidade, governo apresenta tabela parcial – sem valores para todas as classes e padrões e tampouco a forma precisa onde ficará cada servidor na nova tabela – e promete rever o cargo de técnico de Finanças e Controle.

 

Dia 4 – Os analistas e técnicos de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) recusam tabela apresentada pelo governo na noite anterior.

 

A secretária-geral da UNACON, Márcia Uchôa, se reúne com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para cobrar uma posição da Casa em relação à proposta de tabela salarial apresentada pelo governo às entidades do Ciclo de Gestão.

 

Direção Nacional da UNACON divulga comunicado com encaminhamentos para as direções regionais nos estados e seus filiados deliberarem em assembléias.

 

Advogado entra com pedido de liminar para garantir greve.

 

Em assembléia, STN rejeita proposta do governo e os servidores decidem suspender as atividades.

 

Dia 7 – A Direção Executiva Nacional da UNACON convoca todos os servidores da Controladoria-Geral da União em Brasília e nos estados para participarem de paralisação total dos serviços no dia 8 de abril.

 

O presidente da UNACON Regional do Maranhão, Stanley Carvalho, concede entrevista ao programa Repórter Difusora, da emissora de televisão SBT daquele estado, sobre a paralisação das atividades na CGU.

 

O presidente nacional da entidade, Fernando Antunes, a secretária-geral, Márcia Uchôa, e o diretor de Atendimento aos Associados, George Santana, se reúnem com dirigentes do Ciclo de Gestão para organizar o caminho a ser traçado na negociação salarial.

 

UNACON envia carta ao ministro Jorge Hage com o histórico da negociação salarial e informando a direção da CGU sobre paralisação das atividades no dia 8 de abril.

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) concede liminar que garante aos servidores da carreira Finanças e Controle o exercício do direito de greve sem que haja punição.

 

Dia 8 – Cerca de 70% dos servidores da CGU/DF participam da paralisação promovida pela UNACON em frente ao edifício sede do órgão. Participaram do movimento o diretor de Atendimento aos Associados, George Santana, e os dirigentes regionais Caetano Rabelo (SC), Carlos Maia (MG), Rudinei Marques (RS) e Jairo Martins (SC).

 

Servidores da Controladoria-Geral da União em todo o país aderem à paralisação pela equiparação salarial com as carreiras do Fisco.

 

Durante a mobilização diária da categoria, os servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) definem passos a serem seguidos na paralisação do Tesouro marcada para o dia seguinte.

 

Direção Nacional cria Comando Nacional de Greve (CNG).

 

Dia 9 – A paralisação dos servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) obtém adesão de mais de 90% dos AFCs e TFCs.

 

Os servidores da Controladoria-Geral da União do Mato Grosso protocolam uma Carta Aberta ao ministro do Controle e da Transparência, Jorge Hage, mostrando o repúdio e a indignação à proposta apresentada pelo governo à carreira Finanças e Controle.

 

Servidores da carreira Finanças e Controle em todo o país aderem à paralisação de 24 horas pela equiparação salarial com as carreiras do Fisco. AFCs e TFCs protestam contra a proposta apresenta pelo governo ao Ciclo de Gestão.

 

Dia 10 – A Direção Nacional envia carta para a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MPOG) solicitando a saída do UNACON do Ciclo de Gestão.

 

Durante reunião no Ministério do Planejamento, após a divulgação da separação da entidade do grupo Gestão, a direção da entidade se retira da mesa. Participam da reunião o presidente nacional, Fernando Antunes, a secretária-geral, Márcia Uchôa, o diretor de Atendimento aos Associados, George Santana, e o AFC Robinson Lopes, da Controladoria-Geral da União.

 

Dia 11 – Os servidores da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) decidem suspender a paralisação de 24 horas que seria realizada. Os AFCs e TFCs resolvem esperar a apresentação de um calendário de negociação para a direção da UNACON. A mesma decisão é tomada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Na STN, as mobilizações diárias são interrompidas até o dia 17 de abril.

 

A secretária-geral da UNACON, Márcia Uchôa, participa de reunião com os AFCs e TFCs da Controladoria-Geral da União em Alagoas (CGU/AL) O objetivo do encontro é debater temas de interesse da carreira, como a negociação salarial e a valorização do cargo de técnico de Finanças e Controle.

 

Dia 14 – Comunicado do Comando Nacional de Greve divulga orientações para apreciação dos servidores nos estados e no Distrito Federal. 

 

Dia 15 – Os dirigentes da regional da UNACON em Santa Catarina Caetano Rabelo e Jairo Martins se encontram, no dia 12 de maio, com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Durante a reunião, os dirigentes entregam ao ministro duas cartas elaboradas por servidores da carreira: uma específica para Paulo Bernardo e uma cópia da Carta Aberta ao Presidente Lula.

 

Dia 16 – A UNACON oferece aos analistas e técnicos de Finanças e Controle mais uma forma de comunicação em seu site, agora em vídeo. O primeiro comunicado foi gravado pelo presidente da entidade, Fernando Antunes, e tratou da campanha salarial 2007/2008.

 

O presidente da UNACON, Fernando Antunes, e a secretária-geral, Márcia Uchôa, participam de um bate-papo virtual com os presidentes regionais dos estados.

 

O Comando Nacional de Greve (CNG), em decorrência da formalização de proposta da Secretaria de Recursos Humanos para as Carreiras de Auditoria e Fiscalização, encaminha novos indicativos para apreciação dos servidores da CGU e STN, da UNACON Nacional e das Regionais.

 

Dia 17 – Pará e Santa Catarina aprovam o indicativo do Comando Nacional de Greve de realizar paralisações nos dias 22 e 24 de abril.

 

Dia 18 – Os servidores da carreira Finanças e Controle no estado do Rio Grande do Sul também aprovam o indicativo apresentado pelo Comando Nacional de Greve. 

 

Por unanimidade, AFCs e TFCs de Pernambuco não aprovam os indicativos do CNG. Já no Ceará, o indicativo é aprovado.

 

O presidente da UNACON, Fernando Antunes, e a secretária-geral, Márcia Uchôa, são recebidos pelo secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para discutir aspectos referentes à campanha salarial.

 

 

Dia 22 – Os servidores da CGU/DF suspendem a realização da paralisação proposta pelo CNG. A decisão é acompanhada pelos AFCs e TFCs do Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Sergipe e Alagoas.

 

Dia 23 – A direção da UNACON Regio Rio Grande do Sul divulga uma carta para os servidores da Controladoria-Geral da União de todo o país, convocando-os para participarem do Dia Nacional de Luta.  

 

Os analistas e técnicos de Finanças e Controle Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizam um dia de paralisação. Os servidores passam todo o dia concentrados em frente ao anexo do Ministério da Fazenda e participam de jogos e outras atividades promovidos pela UNACON. A paralisação atinge 80% dos servidores da STN.

 

A realização do Dia Nacional de Luta, com paralisação das atividades por 24 horas, é aprovada no Distrito Federal e nos estados.

 

Dia 24 – Mais de trezentos servidores da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) participam do Dia Nacional de Luta, promovido pela UNACON. Pela manhã, ficaram concentrados em frente ao prédio do órgão. À tarde, os analistas e técnicos se ausentaram do trabalho. O mesmo ocorreu com os servidores da CGU nos estados.

 

O Centro de Estudos da UNACON promove palestra gratuita sobre “Por que adoecemos?”, com a psicóloga Cleunice de Arruda Castro.

 

Mais uma vez durante reunião na Secretaria de Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento nenhum avanço em termos salariais é apresentado. Durante o encontro, o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, entrega aos dirigentes uma proposta do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras (Sidec).

 

Dia 25 – A secretária-geral, Márcia Uchoa, e o diretor de Atendimento aos Associados, George Santana, participam de reunião entre sindicatos de servidores púbicos e o deputado distrital Chico Leite (PT).

 

Dia 28 – A Gerência de Recursos Humanos do Ministério da Fazenda (GRH/MF), baseada em comunicado do Ministério do Planejamento datado do ano de 2006, decide suspender a parcela adicional de 20% dos proventos dos servidores que se aposentaram após 35 anos de serviço e que ocupavam a última classe de cada carreira.

 

A Direção Nacional da UNACON solicita ao advogado Felipe Néri Dresch da Silveira a renovação da liminar que protegia os servidores da carreira Finanças e Controle em caso de greve.

 

Dia 30 – Vestidos de preto, analistas e técnicos de Finanças e Controle da CGU/DF fazem protesto durante a 26ª edição do Sorteio Público de Municípios promovido pelo órgão. O objetivo foi demonstrar a insatisfação da carreira com o andamento da negociação salarial.

 

 

 

Maio

 

Dia 2 – Advogado que representa a UNACON solicita renovação da liminar que protegia os servidores da carreira em caso de greve.

 

Dia 5 – A Direção Nacional da UNACON divulga manifesto para os AFCs e TFCs defendendo a realização da greve.

 

Os servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizam assembléia para discutir o processo de negociação da carreira com o governo.

 

Mais de 76% dos analistas e técnicos de Finanças e Controle de todo o país aprovam em assembléias a realização de uma paralisação de 24 horas no dia 6 de maio. Pela manhã, o movimento já havia sido aprovado pelos servidores da CGU/DF.

 

Dia 6 – Os servidores da CGU espalhados pelo país participam da paralisação de 24 horas promovida pela UNACON em favor da campanha salarial.

 

Dia 7 – A Justiça revoga liminar concedida à UNACON que protegia os servidores em caso de greve.

 

O presidente da UNACON e dirigentes da entidade participam de reunião com o secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro, para tratar da questão do ponto dos servidores que têm comparecido às paralisações da carreira.

 

Comando Nacional de Greve (CNG) envia um comunicado com encaminhamentos para serem apreciados pelos servidores da carreira em todo o país.

 

Dia 8 – Pela ausência de uma proposta salarial completa para a carreira Finanças e Controle, o Comando de Greve envia novos encaminhamentos para deliberação pelos TFCs e AFCs sobre a realização de greve.

 

Durante reunião com dirigentes da UNACON, governo não apresenta nenhuma novidade. A tabela que foi entregue à entidade não respondia a nenhuma das reivindicações da categoria. A entidade avaliou a proposta como insuficiente.

 

Dia 9 – Em homenagem ao Dia das Mães, a UNACON entrega rosas às servidoras que atuam na CGU e na STN em Brasília.

 

Em votação foi feita na CGU e na STN, no Distrito Federal, e nos demais estados do país, servidores da carreira Finanças e Controle aprovam a realização de paralisação um dia por semana.

 

Dia 12 – O presidente da UNACON no Rio Grande do Sul (RS), Rudinei Marques, e o secretário-geral, Jaime Ricardo de Brito, são recebidos pelo deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT/RS) para conversar sobre a campanha salarial da carreira.

 

Dia 13 – A UNACON envia carta ao Ministério do Planejamento solicitando a participação do secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro, e do secretário do Tesouro Nacional (STN), Arno Augustin, para compor a Mesa de Negociação.

 

Dia 15 – A secretária-geral da UNACON, Márcia Uchôa, participa de um encontro com os representantes dos servidores do Banco Central, Ciclo de Gestão, Grupo Fisco e procuradores da AGU. A intenção do movimento é trabalhar os pontos em comum para acelerar a conclusão da negociação salarial das categorias.

 

Analistas e técnicos de Finanças e Controle da STN participam de paralisação de 24 horas. 

 

Dia 19 – Fernando Antunes se reúne com um grupo de servidores aposentados da carreira Finanças e Controle para debater o andamento da campanha salarial da categoria.

 

O presidente da UNACON e a secretária-geral, Márcia Uchôa, participam de uma assembléia com os servidores da STN.

 

Dia 21 – Fernando Antunes participa de reunião com os AFCs e TFCs da CGU/DF.  

 

Os técnicos de Finanças e Controle da Secretaria da STN entregam um manifesto dirigido ao secretário Arno Augustin. O documento foi assinado por 103 servidores em exercício no Tesouro Nacional.

 

Dia 27 – Os servidores da CGU/DF participam de paralisação de 24 horas na sede do prédio. Durante a atividade, houve debates e palestras com temas de interesse da carreira. O presidente do Sindireceita, Paulo Antenor, proferiu uma palestra sobre a remuneração por subsídio.

 

Os servidores da STN participam de assembléia com o presidente da UNACON para debater aspectos da campanha salarial.

 

Dia 28 – É divulgado o resultado do concurso para analista e técnico de Finanças e Controle da Controladoria.

 

Dia 30 – A Comissão de Representantes dos servidores do Tesouro Nacional encaminha carta ao secretário do Tesouro, Arno Augustin. O documento trata das preocupações em relação à campanha salarial.

 

 

Junho

 

Dia 2 – O presidente da UNACON se reúne com um grupo de servidores aposentados da carreira para debater o sistema de remuneração por subsídio.

 

Os membros da Câmara de Contas do Conselho Deliberativo da UNACON se encontram em Brasília para avaliar as contas da entidade.

 

 

Os servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) se reúnem com Fernando Antunes e Márcia Uchôa para discutir o andamento das negociações com o governo.

 

Dia 4 – É realizado o lançamento da Frente Contra Trabalho Escravo na Câmara dos Deputados, da qual a UNACON faz parte.

 

Começa a reunião do Conselho Deliberativo da UNACON, em Recife (PE). O colegiado debate a campanha salarial da carreira Finanças e Controle. É criada uma comissão para debater condições de trabalho de campo com a SFC/CGU. Durante o encontro, também são debatidas as condições de trabalho dos servidores da Controladoria, especialmente no volume de Ordens de Serviço (OS) por servidor e a relação homem/hora como unidade de medida de produção nas CGUs. Outro tema discutido é a política de capacitação dos AFCs e TFCs.

 

Servidores da Comissão de Representantes da Secretaria do Tesouro são recebidos por deputados federais em Brasília.

 

 

Dia 5 – O Conselho Deliberativo debate o direito de greve dos servidores públicos, a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a reforma sindical, além de conhecer o relatório da Câmara de Contas sobre a documentação comprobatória do exercício de 2007. Os dirigentes da UNACON também tratam das questões que seriam abordadas em reunião com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva.

 

 

Dia 6 – O presidente da UNACON, Fernando Antunes, e dirigentes da entidade se reúnem com os servidores da Controladoria-Geral da União no estado de Pernambuco (CGU/PE) para falar sobre a campanha salarial da carreira.

 

O secretário Duvanier Paiva participa da reunião do Conselho Deliberativo da UNACON. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central em Pernambuco (SINAL/PE), Clóvis de Lima, e o conselheiro da entidade, João Otávio Cavalcanti. Ao final do encontro, Paiva apresenta tabela salarial igual a do Ciclo de Gestão.

 

Dia 9 – Em assembléia, os analistas e técnicos de Finanças e Controle do Tesouro Nacional aprovam a realização de uma mobilização por 48 horas nos dias 12 e 13 de junho.

 

Fernando Antunes e Márcia Uchôa se reúnem com a Diretoria Executiva do Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central (Sinal) para estudar estratégias conjuntas a serem utilizadas nas campanhas salariais das duas categorias.

 

Dia 10 – O presidente da UNACON se reúne com cerca de 90% dos ocupantes de cargos comissionados do nível de gerentes para tratar da campanha salarial e da paralisação de 48 horas que seria realizada nos dias 12 e 13 de junho. Na ocasião, os gerentes decidem pela adesão total ao movimento de paralisação.

 

O presidente da UNACON e a secretária-geral da entidade passam por todas as coordenações da STN distribuindo documentos para serem assinados por gerentes de área e pelos analistas e técnicos de Finanças e Controle. Com o documento, os gerentes se comprometiam a entregar os cargos em caso de punição dos servidores.

 

Dia 11 – A UNACON protocolou uma carta comunicando ao secretário Arno Augustin a suspensão de 48 horas das atividades dos servidores da carreira Finanças e Controle.

 

Dia 12 – Mais de 90% dos analistas e técnicos de Finanças e Controle do Tesouro Nacional – incluindo aqueles que ocupam cargos de direção – cruzaram os braços e interromperam as atividades durante todo o dia.

 

Dia 13 – A adesão dos servidores da STN no segundo dia de paralisação promovido pela UNACON também foi grande durante todo o segundo dia do movimento.

 

Técnicos de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) protocolaram uma carta aberta para o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage. No documento, os TFCs se mostravam preocupados com o rumo que a campanha salarial tinha tomado e com o tratamento dado pelo governo à categoria.

 

O presidente da UNACON Nacional, Fernando Antunes, concedeu uma entrevista à rádio CBN sobre a paralisação dos servidores do Tesouro Nacional.

 

Dia 16 – Em assembléia, os AFCs e TFCs do Tesouro Nacional aprovaram a realização de uma paralisação das atividades por 72 horas.

 

O presidente da UNACON protocolou na Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MPOG) uma carta aberta da Comissão de Servidores da Secretaria do Tesouro Nacional. No documento, os servidores expressavam insatisfação com o andamento das negociações, destacavam o trabalho feito pelos AFCs e TFCs do Tesouro – e sua importância para o país-, faziam correlação entre os salários da carreira Finanças e Controle do grupo Fisco, e demonstravam que não havia motivo para as diferenças salariais.

 

Dia 17 – Os servidores da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) entregaram manifesto ao ministro do Controle e da Transparência, Jorge Hage. O documento, foi assinado por 380 analistas e técnicos de Finanças e Controle, ressaltava a importância da valorização da carreira a importância do reajuste salarial e solicitava ao ministro que intercedesse em favor da carreira Finanças e Controle junto ao governo.

 

Os analistas e técnicos de Finanças e Controle da CGU/DF participaram de assembléia com o presidente da UNACON, Fernando Antunes, para discutir o andamento da campanha salarial.

 

Durante reunião no Ministério do Planejamento, a UNACON apresentou uma lista de reivindicações para o secretário Duvanier Paiva. Na ocasião, Duvanier Paiva disse que o governo não tinha condições de atender ao que foi exigido pelo presidente Fernando Antunes. Não houve entrega de proposta.

 

Dia 18 – Os servidores do Tesouro Nacional aprovaram a realização de greve a partir do dia 20 do mesmo mês.

 

Os AFCs e TFCs da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) aprovaram a decretação de greve por tempo indeterminado, a partir do dia seguinte, 19 de junho.

 

Fernando Antunes concedeu entrevista ao Blog do Servidor do jornal Correio Braziliense. Na ocasião, Antunes falou sobre as negociações com o governo e sobre a greve dos servidores do Tesouro Nacional. 

 

Dia 19 – Os servidores da CGU/DF participaram de manifestação em frente à sede do órgão. Em greve, os analistas e técnicos conversaram com o presidente da UNACON, Fernando Antunes, e grupos de servidores que aderiram à greve visitaram salas e conversaram com colegas que furaram a manifestação.

 

Fernando Antunes falou sobre a greve dos servidores da carreira Finanças e Controle no Tesouro Nacional ao jornal O Globo.

 

Dia 20 – Os AFCs e  TFCs que atuam na Controladoria-Geral da União (CGU) em todo o país confirmaram o indicativo proposto pela Direção Nacional da UNACON e iniciaram a greve da categoria.

 

Os servidores da carreira Finanças e Controle que atuam na CGU/DF e no Tesouro Nacional participaram de manifestação em frente ao Ministério da Fazenda. O movimento foi realizado para demonstrar a insatisfação dos analistas e técnicos com o andamento das negociações com o governo.

 

Após receberem informação do secretário do Tesouro, Arno Augustin, que o governo apresentaria uma proposta salarial em 72 horas, os servidores do Tesouro Nacional decidiram adiar a decretação de greve para o dia 25 de junho.

 

Mesmo com o adiamento do início da greve pela STN, o movimento da CGU em todo o país foi mantido. Os servidores da CGU/DF participaram de uma assembléia com o presidente da UNACON, Fernando Antunes.

 

Durante a manifestação dos servidores da carreira Finanças e Controle em frente ao Ministério da Fazenda, o presidente da UNACON Nacional, Fernando Antunes, concedeu entrevista à TV Brasil.

 

Oitenta por cento dos servidores que ocupam cargos comissionados na Controladoria-Geral da União no Rio Grande do Sul (CGU/RS) assinaram documento se comprometendo a entregar os cargos de chefes de Núcleo e assistente técnico.

 

Os analistas e técnicos de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União no Paraná (CGU/PR) que aderiram à greve da categoria realizaram mobilização em frente ao prédio do Ministério da Fazenda.

 

Oitenta e três por cento dos servidores da Controladoria-Geral da União em São Paulo (CGU/SP) participaram de mobilização promovida pela UNACON Regional.

 

Dia 23 – Começa a greve no estado do Maranhão.

 

Em assembléia, os servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aprovaram uma contraproposta para ser apresentada ao governo. A maioria dos analistas e técnicos de Finanças e Controle foram favoráveis aos seguintes termos para constar da contraproposta: tabela salarial com 93% (julho 2008), 95% (julho 2009), e 98% (julho 2010) de equiparação – em todos os níveis, AFC e TFC – com a Receita Federal, reenquadramento de três níveis e nível superior para o cargo de técnico.

 

Os servidores da Controladoria-Geral da União no estado do Tocantins (CGU/TO) também aderiram à greve e paralisaram as atividades. Cem por cento dos servidores aderiram ao movimento e não trabalharam.

 

Os analistas e técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU) nos estados e no Distrito Federal aderiram em massa ao indicativo de greve proposto pela UNACON Nacional. Com as atividades paralisadas, os AFCs e TFCs demonstraram união em favor da campanha salarial da categoria.

 

Os servidores da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) aprovaram a contraproposta formulada pelos gerentes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) durante assembléia da categoria.

 

Associados à UNACON dos estados do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Distrito Federal participaram, no período de 12 a 22 de junho, da primeira viagem internacional organizada pelo projeto Viva Vida, da entidade, em parceria com a empresa Oásis Turismo, para Portugal.

 

A UNACON enviou a contraproposta aprovada pelos servidores da CGU/DF e do Tesouro Nacional para o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, o ministro da CGU, Jorge Hage, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.  

 

Dia 24 – Os analistas e técnicos de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) participaram de assembléia conjunta promovida pela UNACON Nacional.

 

À tarde, os servidores da CGU/DF e do Tesouro Nacional participaram de mais uma assembléia conjunta. O encontro foi comandado pelo presidente da UNACON, Fernando Antunes

Os servidores das regionais da Controladoria-Geral da União (CGU) demonstraram disposição para a luta durante a campanha salarial da carreira Finanças e Controle. Desde o início da greve, foram realizados vários movimentos pelas regionais da UNACON nos estados, com grande adesão de analistas e técnicos.

 

Dia 25 – Servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) começaram greve total. A decisão foi tomada em assembléia conjunta com os servidores da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) realizada pela UNACON Nacional.

 

Em greve, analistas e técnicos de Finanças e Controle da Controladoria no Distrito Federal e do Tesouro Nacional estiveram reunidos em assembléia conjunta em frente ao prédio da CGU/DF.

 

O presidente da UNACON, Fernando Antunes, protocolou pedido de exoneração dos servidores que ocupavam cargos comissionados na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Os gerentes decidiram entregar os cargos já que nenhuma proposta foi apresentada à categoria pelo governo no prazo de 72 horas, como havia sido acordado.

 

Os servidores da Controladoria-Geral da União continuavam em greve em todo o país. O movimento, que começou no dia 19, ganhava adeptos e força a cada dia. Calculou-se que 70% dos servidores, em todo Brasil, já haviam aderido à greve.

 

Começa a greve na Controladoria-Geral da União do Pará.

 

Dia 26 – Pela manhã, a UNACON promoveu manifestação em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília. Os servidores da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) compareceram em peso ao movimento, empunhando faixas e promovendo apitaço.

 

Fernando Antunes conversou com site da Folha de S. Paulo sobre greve da carreira Finanças e Controle.

 

A greve da Controladoria-Geral da União (CGU) completava uma semana. Com cerca de 70% de adesão do quantitativo geral de servidores em todo o país, o movimento se mostrava vitorioso durante a importante fase vivida pela campanha salarial da categoria.

 

O governo apresentou proposta salarial para a carreira Finanças e Controle. Estiveram reunidos o ministro do Controle a da Transparência, Jorge Hage, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e o presidente da UNACON Nacional, Fernando Antunes. Em nome do governo, Hage e Augustin apresentaram tabela salarial com os percentuais de correlação em relação à receita de 87% em 2008, 95% em 2009 e 2010 para AFC; mesma tabela do Banco Central para os TFCs e nível superior para os técnicos.

 

Dia 30 – Os servidores das regionais da Controladoria-Geral da União (CGU) decidiram aceitar a proposta salarial feita pelo governo. Em votação realizada em todo o país a maioria dos analistas e técnicos de Finanças e Controle aprovaram, com ressalvas, a tabela oferecida e a suspensão da greve do órgão, que havia começado no dia 19 de junho.

 

O presidente nacional da UNACON, Fernando Antunes, comunicou o fim da greve da categoria ao ministro do Controle e da Transparência, Jorge Hage, e ao secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, através de cartas protocoladas em ambos os órgãos.