Grupo de Trabalho realiza reunião

            O Grupo de Trabalho da Secretaria do Tesouro Nacional (GT/STN) se reuniu na manhã de hoje, 9 de abril, para discutir os aspectos que serão abordados no relatório de conclusão do GT. O documento deverá ser concluído até a próxima semana. A secretária-geral da UNACON/SINATEFIC, Márcia Uchôa, participou da reunião.

 


            O texto do relatório cita as conquistas da carreira Finanças e Controle, a Campanha Salarial de 2008 e o fim da greve dos AFCs e TFCs após um acordo firmado pelos servidores e os dirigentes da UNACON/SINATEFIC com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. O compromisso estabelecia os seguintes pontos: nível superior para o cargo de técnico de Finanças e Controle; criação de um GT para discutir assuntos de interesse da carreira; fosso salarial; e reenquadramento. No documento constam outros temas, como a estruturação da carreira em Y e as atribuições dos cargos. 

            Na abertura da reunião, a secretária-geral das entidades solicitou que seja publicada uma nova Portaria designado os substitutos dos integrantes que se afastaram do Grupo de Trabalho. “É importante que o GT da STN seja regularizado para não haver questionamentos após a conclusão dos trabalhos. O registro das substituições somente em Ata não satisfaz a legalidade do GT”, ponderou. 

            Sobre a separação da carreira, a representante das entidades manifestou-se desfavorável ao assunto. Márcia Uchôa lembrou que  o objetivo do GT/STN é subsidiar a STN na decisão de que é necessária a exigência de nível superior no órgão e deixou clara a importância de esclarecer as atribuições dos dois cargos para evitar conflitos. “Com a exigência de nível superior para ingresso no cargo de TFC, a STN  estaria adequando o  perfil dos seus servidores para a execução das complexas atividades absorvidas desde a criação da Secretaria”, destacou a dirigente. 

            As Atas das reuniões do GT/STN estão disponíveis no site da UNACON/SINATEFIC na área restrita aos associados.