Aberta Conferência Nacional de Recursos Humanos

     Ontem, à noite (6), aconteceu a abertura da Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença de cerca de 1.100 pessoas.

 


     O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Duvanier Paiva, abriu a Conferência dando boas-vindas e disse que a Conferência reflete um novo olhar sobre a política de recursos humanos.

 

     O ministro do MPOG, Paulo Bernardo, participou também da cerimônia de abertura da Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal, em Brasília, e falou sobre os reajustes salariais. “A decisão do presidente Lula foi de manter todas as negociações com o servidor público”. Sobre o momento atual, ele disse: “A receita nos surpreendeu. De fato, foi menor do que nós tínhamos projetado”. Segundo Bernardo, a projeção é baseada no desempenho observado no primeiro semestre.

     O ministro garantiu que as medidas que o governo poderia determinar para que o país não sofresse graves consequências com a crise econômica já foram tomadas. E complementou: “Acredito que o segundo semestre será melhor economicamente”.

     “O que tínhamos que fazer nós fizemos. Com esse estímulo que nós demos para a área tributária eu acredito que a economia vai crescer de forma expressiva. Com isso, nós vamos ter um resultado muito bom nesse segundo semestre”, disse.

     Com relação aos cortes no Orçamento, Bernardo afirmou, também, que ainda não estão definidos.

     Participaram da mesa na cerimônia de abertura, além do ministro Paulo Bernardo e do secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República – Luís Dulce, o vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Maia, o vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymle, o secretário-executivo do MPOG, João Bernardo, o presidente do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César Britto, a secretária subrregional no Brasil da Internacional de Serviços Públicos (ISP), Mônica Valente, Lúcia Reis, da Executiva Nacional da CUT, o coordenador de Educação do DIEESE, Nelson Karam e assessor palramentar do DIAP, Antônio Augusto de Queiroz. Representaram a UNACON/SINATEFIC a secretária-geral, Márcia Uchôa, e o representante da UNACON Regio de Recife, Jerônimo Barbosa.