Regio realizará consulta para escolher chefia – EDITADA

            A UNACON do Rio Grande do Sul vai realizar no dia 7 de outubro uma consulta aos analistas e técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU) do estado para escolha de um servidor para ocupar o cargo de chefia do órgão. Podem participar do processo de seleção os servidores ativos e efetivos da carreira de todo o país e que preencham os requisitos propostos no Edital. A intenção é que a iniciativa seja adotada em outras regionais da Controladoria.

 


            A realização do processo de consulta foi deliberada em Assembleia Geral da categoria em março deste ano e confirmada em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 23 de junho. Segundo o presidente da UNACON/RS, Rudinei Marques, “a expectativa dos servidores é muito grande em relação à escolha por meio de um processo democrático, participativo e, sobretudo, que considere a qualificação técnica e gerencial para o cargo, o que não tem ocorrido ultimamente”.

 

            Para organizar o processo, foi instaurada uma Comissão Consultiva instituída em assembleia da categoria. A Comissão elaborou o Edital de Consulta que estabelece as normas para o processo seletivo. Para acessar o Edital, clique aqui. As inscrições para concorrer ao cargo de chefia podem ser feitas entre os dias 17 e 28 de agosto, com os membros da Comissão, através do preenchimento do formulário – que está anexado ao Edital. A divulgação das candidaturas homologadas será feita no dia 4 de setembro. A consulta aos servidores ocorrerá no dia 7 de outubro – um 2º turno será realizado, se for necessário. O resultado final será revelado dia 14 de outubro.

 

            De acordo com o presidente da Comissão, Luciano Turin, a escolha da chefia através do voto visa indicar um servidor qualificado para gerir o órgão. Turin ressalta que as decisões tomadas pela Comissão são submetidas à aprovação da categoria. A realização do processo é aguardada pelos AFCs e TFCs da CGU/RS. “A expectativa é de mudança, pois o processo em si já é uma grande inovação. Acho que a participação dos servidores no processo só tem a somar para a escolha de um chefe com qualificação técnica e ao mesmo tempo preocupado com a sua equipe”, relata a associada Zoraia Pinheiro. O servidor Carlos Renato Leite também se mostra otimista com a iniciativa. “Tenho oito anos de carreira e o processo nunca foi democrático. Agora é um processo conduzido de baixo para cima, com o apoio dos servidores”, relata o associado.

 

            Confira, abaixo, o cronograma completo:

 

                                            

EVENTO

 

                                            

DATA/PERÍODO

DIVULGAÇÃO DO EDITAL

 

30 junho a 14 de agosto

INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS

 

17 a 28 de agosto

PRAZO PARA RECURSOS

 

01 e 02 de setembro

 

HOMOLOGAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS CANDIDATURAS DEFERIDAS

 

04 de setembro

REALIZAÇÃO DE DEBATES, ENCONTROS, REUNIÕES

 

08 de setembro a 06 de outubro

CONSULTA EM 1º TURNO

 

07 de outubro

RECURSOS

 

08 e 09 de outubro

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO 1º TURNO

 

14 de outubro

CONSULTA EM 2º TURNO (SE HOUVER)

 

21 de outubro

RECURSOS

 

22 e 23 de outubro

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

 

14 de outubro (*)

28 de outubro

ENCAMINHAMENTO DO OFÍCIO

 

14 de outubro (*)

28 de outubro

(*) – Caso a consulta seja definida em 1º turno.