Seminário de Imersão começa a debater missão e identidade da entidade

O  Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) deu início, na manhã de hoje (dia 04), no auditório da Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal (AAFIT/DF), ao Seminário de Imersão: Missão e Identidade do Fonacate. Encontro tem a intenção de definir os caminhos e ações de forma que o Fórum possa se consolidar como uma entidade forte e representativa das carreiras do Estado.

 


Como primeiro passo, o Fórum convidou dois jornalistas especializados para debater o painel A Visão da Imprensa sobre Entidades Representativas e Carreiras Típicas de Estado. O primeiro convidado, jornalista Juliano Basile, do Valor Econômico, destacou, entre outros tópicos, a divulgação das atividades das carreiras e esclarecimentos sobre posições do fórum para quem tem a função de contar a história.

 

Já Luciano Pires, do Blog do Servidor e do jornal Correio Braziliense, apontou como posição fundamental para a entidade a participação do fórum dentro do Congresso Nacional, por meio inclusive de um representante permanente nas duas Casas, acompanhando atentamente as ações dos parlamentares, pressionando-os para que a entidade seja reconhecida e ouvida em suas reivindicações. Pires sugeriu que o fórum crie um site ou uma comunidade na internet como ferramenta de mobilização e atuação mais participativa.

 

A secretária-geral da UNACON/SINATEFIC, Márcia Uchôa, representando as entidades, na seção de debates, depois de parabenizar a iniciativa de realização do fórum, citou, como exemplo, a falta de identificação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com a população, que confunde ainda atribuições que são da Receita Federal.

 

O Seminário prossegue durante a tarde com a Oficina: Definição da Missão, Princípios e Estratégias de Ação do Fonocate. Em seguida, grupos de trabalho estarão realizando debates.