Convenção 151: projeto vai ser relatado pelo senador Geraldo Mesquita

     O Projeto de Decreto Legislativo do Senado (PDS) 819/09 foi distribuído ao senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB/AC), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

 


     O PDS 819 aprova, com ressalvas, os textos da Convenção 151 e da Recomendação 159, da Organização Internacional do Trabalho, ambas de 1978, sobre as Relações de Trabalho na Administração Pública.

 

     A matéria será examinada inicialmente pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, antes de ir a voto no plenário do Senado. Se for aprovada nestas duas instâncias decisórias da Casa, em seguida será promulgada pelo Congresso.

 

     Se houver uma forte pressão por parte do movimento sindical no Senado é possível aprovar ainda este ano a matéria na Casa.

 

      Breve histórico

     O projeto foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, em 1º de outubro. Na Câmara, o projeto tramitou como projeto de decreto legislativo (PDC) 795/08.

 

      Pauta trabalhista

     A Convenção 151 é parte integrante da “Pauta trabalhista” aprovada pelas centrais sindicais e apresentada ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), em maio passado.