Sindicatos e Associação unidos em favor dos servidores e da qualificação do serviço público

   Ontem à tarde (14/01), representantes das entidades dos servidores da Controladoria- Geral da União, Secretaria do Tesouro Nacional, Banco Central e Ministério do Planejamento e Orçamento estiveram reunidos com o secretário-executivo, Luiz Navarro e com o secretário-federal de controle, Valdir Agapito, ambos da CGU. O encontro, promovido pela Diretoria Nacional da UNACON SINDICAL, teve como objetivo principal a busca de apoio junto à Direção do órgão de controle para que os trabalhos do grupo que discute a reestruturação da Carreira de Finanças e Controle possam ser concluídos rapidamente. O secretário-executivo declarou que irá procurar os diretores do BC, Planejamento e da STN para uma conversa, na qual enfatizará a necessidade de um encaminhamento conjunto dos relatórios produzidos pelos grupos de trabalho. “Nosso trabalho é reunir esses órgãos para irmos juntos à SRH”, afirmou. Sobre as questões mais polêmicas, como a exigência de curso superior para técnicos, Navarro demonstrou certa preocupação, dizendo que são necessários esforços e argumentos para convencer principalmente setores mais resistentes dentro da Casa Civil. Ele também aproveitou para reforçar o que foi dito na última reunião na SRH, que as negociações salariais não podem ser feitas neste momento por causa das indefinições orçamentárias, mas que técnicos da Secretaria trabalham em outras questões possíveis. “É perfeitamente normal, já que não se sabe o quanto poderá ser gasto”.

   Para o presidente da UNACON SINDICAL, Carlos Alberto Pio, a reunião simboliza entendimento entre a CGU e a liderança da categoria sobre a necessidade de acelerar os trabalhos da SRH. O presidente ainda destacou a luta que deve ser travada em favor do aumento salarial para os técnicos de finanças e controle. Carlos Pio, que é um dos principais articuladores para recuperação salarial, defende uma posição firme das entidades sindicais na hora de reivindicar um salário melhor aos técnicos. Ele disse ainda que os aposentados e pensionistas precisam ser incluídos. “Nós temos a responsabilidade de ser a voz dos técnicos, que não são apenas os que estão na ativa, mas também os aposentados e pensionista; esse é nosso compromisso”.


   A participação de outras lideranças sindicais foi explicada com a afirmativa do presidente do SINDTBACEN, Antônio Maranhão, que defendeu a unidade dos servidores públicos federais em torno de reivindicações comuns. “Nós estamos mostrando uma maturidade do movimento sindical em favor do serviço público. Eu tenho que reconhecer que este governo facilitou a aproximação. No Banco Central, já experimentamos isso, já que somos três entidades. Agora, estamos ampliando ”, apontou. Outro que falou sobre a união das carreiras foi Niraldo Luiz Eccard, do SINDISEP/DF. “O Estado precisa se fortalecer. Para isso, é importante que as carreiras com similaridades estejam reunidas, porque tal medida beneficiará o serviço público”.

   O presidente do SINAL, Sérgio da Luz Belsito, avaliou a reunião como positiva. Ele colocou que os sindicatos estão reunidos em torno da idéia de evolução do serviço público, que exigência de nível superior para técnicos de algumas carreiras federais vai de encontro ao objetivo. “Eu achei o resultado bom, favorável, porque percebi o interesse de mobilizar. É o que agente precisa, que dirigentes das entidades de governo também, assim como os dos sindicatos, sintam a necessidade de mudança”, disse. “Sindicatos e servidores estão trabalhando pela qualificação do serviço público”’.

   “Para nós o entendimento é simples. Onde começa o trabalho de um termina o do outro”, falou o presidente da ASSECOR, Antônio Magalhães, sobre a definição das atribuições dos técnicos e analistas. “O fato de uma carreira ter dois ou mais cargos não faz dela deficitária”, sentenciou. “O nível superior para o trabalho de apoio é fundamental. Boa parte dos técnicos trabalha com informações privilegiadas, exigindo uma qualificação maior. Essa exigência significa modernização do serviço público. A sociedade será a maior beneficiada”.

   Antes do início da reunião, a secretária-geral da UNACON SINDICAL, Márcia Uchôa, manteve contanto, por telefone, com o secretario de recursos humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva. De acordo com a secretária, Paiva disse que irá providenciar a reunião do grupo de trabalho da reestruturação da Carreira de Finanças e Controle o quanto antes. “Ele disse que estava voltando ao trabalho hoje, e que dará uma atenção especial ao nosso pedido”. Márcia também informou que Duvanier demonstrou interesse no aproveitamento das experiências de grupos de trabalhos das carreiras que têm reivindicações e atribuições semelhantes.

   Além dos citados, participaram: Jainé M. P. Cirqueira, Demétrius Batista Borges e Edward Lúcio Vieira, todos da CGU.