Reestruturação da Carreira

Os representantes da UNACON SINDICAL, SINDTBACEN, SINAL, ASSECOR e SINDSEP/DF foram recebidos sexta-feira (5/2) pelo secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin e equipe.

Após a apresentação dos participantes, a secretária-geral da UNACON Sindical, Márcia Uchôa, explicou que o encontro tinha o objetivo de buscar apoio das autoridades daquela Secretaria com vistas a dar rapidez ao processo de encaminhamento do instrumento legal que trata da reestruturação das carreiras da STN, CGU, Banco Central e Planejamento e Orçamento, e relatou sobre as ações do grupo. Márcia destacou que as formações e composição dos quadros de servidores dos Órgãos são diferentes (número de servidores de nível médio e superior), e que o pleito respeita essas diferenças, mas que todos buscam a reestruturação dos cargos com atribuições distintas, como forma de uniformização e fortalecimento das carreiras exclusivas de Estado.


O subsecretário de Assuntos Corporativos, Líscio Camargo, lembrou que o assunto “foi decidido em assembléia soberana” e complementou que o tema será encaminhado na forma aprovada, respeitando-se assim, o compromisso assumido com servidores.

O secretário, Arno Augustin, esclareceu como se deu o processo dentro da Casa. “A Secretaria do Tesouro formou um grupo de trabalho, criamos um ambiente favorável para a discussão do assunto”. O relatório aponta para o pleito.

O presidente da UNACON SINDICAL, Carlos Pio, comentou as reuniões que aconteceram na Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, junto com a Controladoria-Geral da União e posteriormente com os Sindicatos, que não contaram com a presença de representante da STN. Ele recebeu o pronto esclarecimento do subsecretário, que afirmou a não existência de um convite oficial da SRH para tais encontros, o que justificou a ausência. Carlos Pio ressaltou a importância da STN nessas negociações. O secretário Arno Augustin afirmou que nas próximas reuniões a STN estará presente. O presidente perguntou também sobre a posição da STN a respeito da permanência dos técnicos. O secretário foi taxativo em afirmar que não abrirá mão dos desses profissionais.  “A STN está satisfeita com o trabalho desenvolvido pelos TFCs”, garantiu Augustin. “vamos encaminhar ao secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, e as outras áreas do governo uma posição afirmando que somos favoráveis”.

O presidente do SINDTBACEN, Antônio Maranhão, disse que a formação do grupo de trabalho do Banco Central teve participação majoritária de pessoas do alto escalão da Instituição, de técnico da Secretaria de Recursos Humanos e das entidades sindicais, e que o relatório final entregue em solenidade no BC contou com a presença de parlamentares, da secretária de Recursos Humanos em exercício, além de membros da SRH e da direção do Banco.  Por fim, fez rápida explanação das ações conjuntas do grupo em busca de apoio tanto nas instituições quanto no parlamento.

Participaram, além dos citados:

STN: o chefe de Gabinete, Lindemberg de Lima Bezerra e o coordenador-geral de Desenvolvimento, Institucional, Manuel Augusto Alves Silva.

Pelos sindicatos: presidente do Sinal, Sergio da Luz Belsito, presidente da ASSECOR, Antônio Magalhães e o representante do SINDSEP/DF, Gilmar Lang.