Modernização das Carreiras em andamento

     Estivemos reunidos hoje pela manhã com o deputado federal Gilmar Machado – (PT/MG), vice-líder do Governo no Congresso Nacional, que nos informou que o pacote de medidas que acertam pendências de várias categorias, oriundas de negociações passadas e presente, já se encontra sob análise da Casa Civil da Presidência da República.

 


     Sabemos que o limite de tempo para que o “pacotinho” chegue ao Congresso é dia 02/07. Entretanto, o deputado nos disse que existe um esforço dentro do Governo para que até o dia 30/06, essas medidas, na forma de Projeto de Lei, esteja devidamente protocolado na Câmara dos Deputados.

 

     É certo que não temos nada ainda para comemorar, estamos apenas dando mais um pequeno passo rumo à consolidação da modernização, pois ainda tem muito chão pela frente, após a chegada do PL no CN, teremos de trabalhar dobrado, visando garantir sua aprovação ainda nesta legislatura.

 

     Vem pela frente ainda, o recesso parlamentar seguido da campanha eleitoral. Sabemos que durante esta campanha eleitoral o Congresso irá funcionar precariamente, mas funcionará, e logo após as eleições haverá esforço concentrado para tentar aprovar tudo que for do interesse do governo até o fim da legislatura.

 

     No presente momento não há muito que fazer, a não ser monitorar a tramitação da matéria até a chegada ao CN. Agora, após sua distribuição e escolha do relator é de fundamental importância a mobilização das categorias envolvidas para que se garanta o combustível necessário para fazer as coisas acontecerem, naquela casa legislativa, por meio da pressão das bases.

 

     É, pois, de fundamental importância que todos estejam a postos para participar das atividades convocadas pelas entidades sindicais, no momento adequado, visando o objetivo maior que é a aprovação dessa importante matéria que influenciará definitivamente em nossas vidas profissionais e significará importante mudança de paradigma, com a equalização da nossa carreira de Especialistas do Banco Central ao que existe de melhor nas Carreiras Exclusivas de Estado, garantindo maior qualificação nas nossas reivindicações salariais futuras, pavimentando o caminho para que, juntos, possamos lutar por uma tabela salarial de 90% do teto constitucional para analistas e equivalentes, e abrindo a possibilidade concreta de conquistar, com o apoio de todos, uma tabela salarial muito mais digna para o cargo  de técnico modernizado.

 

     Estaremos acompanhando e cobrando diuturnamente o andamento do assunto até que ele vire lei por meio da sanção pelo Presidente Lula, quando aí sim, poderemos comemorar essa importante conquista. Até lá é trabalho sério, com humildade e determinação.