Semana do Servidor: Sindilegis realiza 1º Seminário de Valorização dos servidores do Congresso Nacional

Fonte: Fonacate/Ascom Sindilegis

     O último painel será de responsabilidade do sociólogo, cientista político e antropólogo Antonio Flávio Testa, com o seguinte tema: “Carreiras típicas de Estado: quem somos nós?”
Com informações: Ascom/Sindilegis  
Com o tema “Reflexões sobre a Identidade dos servidores do Legislativo Federal e do TCU: desafios e perspectivas”, o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União – Sindilegis realizará amanhã (27) o 1º Seminário de Valorização dos servidores do Congresso Nacional, no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, das 14h30 às 18h30. A entrada é franca.


     O evento faz parte das comemorações do Dia do Servidor, comemorado no dia 28, e contará com a participação de especialistas no assunto como o diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto de Queiroz, que também é jornalista e analista político, do repórter especial do Correio Web Luciano Pires, do advogado e professor de direito político, André Barbi, além do sociólogo, cientista político e antropólogo da Universidade de Brasília, Antonio Flávio Testa.

 
     O objetivo do Seminário é promover a reflexão crítica sobre a identidade dos servidores do Legislativo Federal e do TCU. O primeiro painel terá como tema  as “Relações entre o Legislativo e os outros Poderes: diálogos possíveis para o fortalecimento mútuo”, quando plateia e convidado discutirão sobre a necessidade de interlocução entre órgãos para o fortalecimento mútuo. O responsável pela exposição será do analista político Antônio Augusto de Queiroz.

     A segunda palestra será proferida pelo professor André Barbi, que falará sobre “Gestão por competências na estrutura federal: desafios e possibilidades”. Barbi é também diretor e sócio-fundador do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), no Rio Grande do Sul, e ministra cursos e capacitações para órgãos públicos sobre temas relacionados com as áreas de estruturação e organização, recursos humanos, regime próprio de previdência, logística e técnica legislativa e processo de elaboração de leis.

     O repórter Luciano Pires, responsável pelo Blog do Servidor, é o terceiro convidado e discutirá a “Relação entre servidores do Legislativo Federal e Imprensa: caminhos para a retomada do diálogo”. Durante a palestra, ele vai apresentar as principais dificuldades experimentadas pela imprensa no diálogo com o os servidores do Legislativo e TCU e apontará estratégias para a reconstrução da imagem do servidor perante a mídia e a sociedade.

     O último painel será de responsabilidade do sociólogo, cientista político e antropólogo Antonio Flávio Testa, com o seguinte tema: “Carreiras típicas de Estado: quem somos nós?”. O objetivo é informar aos servidores acerca das diferentes interpretações sobre as carreiras típicas de Estado, e como as carreiras do Legislativo Federal e do TCU se inserem na discussão. Testa é doutor em Sociologia pela UnB, assessor técnico do Senado, professor do ILB e leciona e é pesquisador em diversas universidades e cursos de pós-graduação em todo o Brasil.

     Cada palestra terá duração de 30 minutos, seguida de debate com o público. Ao final do evento, será fornecido um certificado aos participantes. As inscrições serão feitas no local, no dia do seminário.
 
Mais informações: www.sindilegis.org.br.