CGU divulga vencedores do 6º Concurso de Monografias

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou, na sexta-feira passada (23), os vencedores do 6º Concurso de Monografias. A relação dos ganhadores está publicada, por categoria e em ordem classificatória, no Diário Oficial da União (DOU), por meio do Edital nº 43 da Escola de Administração Fazendária (Esaf).


Entre os universitários, Pedro Petronillio Hernandes tirou o primeiro lugar com a monografia sobre “Combate à corrupção no Brasil: análise sob a ótica da economia da corrupção”. A segunda colocada foi Thaisa Collet dos Santos Delforge, com o trabalho “A governança pública no combate à corrupção”.

Na categoria de profissionais, o primeiro lugar foi para James Batista Vieira, que analisou “O impacto das capacidades institucionais do setor público: um estudo exploratório sobre as causas e efeitos das improbidades na administração pública municipal brasileira”. A segunda colocação foi para Renato Almeida dos Santos, com a monografia “Compliance como ferramenta de mitigação e prevenção da fraude organizacional”. Já a menção honrosa foi destinada a Diego Prandino Alves, com o trabalho “Acesso à informação pública no Brasil: um estudo sobre a convergência e a harmonia existentes entre os principais instrumentos de transparência e de controle social”.

Estímulo a Pesquisas

O objetivo do 6º Concurso de Redação da CGU, realizado em parceria com a Esaf, foi estimular pesquisas voltadas à prevenção e ao combate à corrupção no Brasil, como forma de incentivar a participação do cidadão no controle da Administração Pública; identificar iniciativas bem-sucedidas na área; e colher proposições de políticas e ações que possam ser adotadas por governos e pela sociedade.

As inscrições para participação no certame foram recebidas, de todo o território nacional, no período de maio a julho deste ano. Mais informações sobre o regulamento e os prêmios estão disponíveis em link específico no site da Controladoria-Geral da União (www.cgu.gov.br). “