Corruption Reporting vai premiar melhor matéria jornalística sobre corrupção

O Unacon Sindical divulga e incentiva a participação de toda a imprensa no prêmio Corruption Reporting (Reportagens sobre Corrupção), que contempla os melhores produtos jornalísticos sobre a corrupção e é patrocinado pela Transparência Internacional. Para o Sindicato, concursos deste tipo colaboram para o combate à corrupção e são de grande importância, pois a mídia desempenha o papel alertar a sociedade para atos abusivos dos governantes.

A honraria faz parte do One World Media Awards 2014, que prestigia matérias sobre a vida social, política ou cultural na África, Ásia, Caribe, América Latina, Oriente Médio e ex-repúblicas soviéticas.

O objetivo do prêmio é pôr em destaque a cobertura jornalística da corrupção em todo o mundo, visto que a mídia tem papel fundamental no combate a este mal, presente ao longo de diversas regiões do planeta. Na América Latina, por exemplo, a coragem e determinação de uma série de jornalistas contribuiu para a derrubada de alguns chefes de Estado corruptos, por exemplo, Abdalá Ortiz, no Equador e Alberto Fujimori, no Peru.

As inscrições vão até o dia 29 de janeiro pelo site do One World Media Awards, no endereço http://oneworldmedia.org.uk/how-to-enter . Jornalsitas da América Latina, África, Ásia, Caribe, Oriente Médio e Rússia podem participar do prêmio, que é aberto a todos os tipos de publicações, desde que trate sobre algum aspecto da corrupção, incluindo relatórios de investigação e recursos que mostram os efeitos da corrupção sobre os indivíduos ou a sociedade. O vencedor será conhecido no dia 6 de maio, em Londres, na Inglaterra.