Assembleia Geral define Dia Nacional de Protesto

Servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) participaram na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, da Assembleia Geral Extraordinária(AGE) convocada pelo Unacon Sindical. A AGE foi realizada ,simultaneamente, em Brasília e em oito regionais. Na  Paraíba e no Rio Grande do Sul o encontro foi promovido em agosto( relembre aqui). Restrições ao orçamento, déficit de pessoal e decisões autoritárias da gestão interna do órgão estiveram em pauta. Em votação, 74,8% dos servidores aprovaram o Dia Nacional de Protesto. O ato será realizado na próxima quarta-feira, 17 de setembro, nos estados, e na quinta-feira, 18, em Brasília. A mobilização tem o objetivo de expor a “situação precária” em que se encontra a CGU. Em agosto, o jornal Estado de São Paulo denunciou as contradições no discurso do atual governo que “se diz tão empenhado em combater a corrupção”, mas se mostra indiferente aos problemas da CGU( relembre aqui). Rudinei Marques e Filipe Leão, presidente e diretor do Sindicato, respectivamente, conduziram a assembleia em Brasília.

Leão destacou que apesar dos alertas emitidos pelo próprio ministro- chefe da CGU, Jorge Hage, os problemas continuam sem solução. “Em entrevista, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, afirmou que “deu todos os instrumentos necessários para atuação da CGU”, mas a realidade é outra. Não temos mais orçamento para manter as necessidades básicas do órgão. Quanto à falta de pessoal o ministro já avisou: “o esforço de fazer mais com menos, atingiu seu limite”.

O caráter de urgência da convocação dos aprovados no concurso para Analista de Finanças e Controle (AFC/CGU/2012) foi reforçado em reunião com o secretário- executivo da Casa Civil, Valdir Moysés Simão, realizada na última quarta-feira, 4. Na oportunidade, Marques defendeu que a aplicação de recursos para o combate à corrupção não é custo, mas, investimento. “Desde 2009, somente as auditorias na área de pessoal geraram um retorno de mais de R$ 300 milhões aos cofres públicos” (relembre aqui). Atualmente, dos 5 mil cargos previstos no Decreto n° 4.321/2002, 2.652 estão vagos.

PONTO ELETRÔNICO

Em consulta, 90,8% dos servidores afirmaram não concordar com a decisão pela implantação do controle de frequência eletrônico na CGU, nos moldes do Manual do Ponto Eletrônico SIGRH. No dia 29 de agosto, a Controladoria divulgou na intranet que “o sistema de ponto eletrônico está em fase de ajustes”, e que o processo de implantação “foi construído com base no diálogo e no debate de ideias com o Sindicato”. Em nota de esclarecimento, divulgada no site do Unacon Sindical no dia 3 de setembro, a Diretoria Executiva Nacional contestou a versão apresentada pelo órgão. “Estão tentando confundir o servidor. A notícia afirma que o projeto foi amplamente debatido de forma transparente e respeitosa, mas os fatos mostram o exato oposto”, reza trecho do documento (relembre aqui).

Em Brasília, o Dia Nacional de Protestos  será realizado a partir das 10h do dia 18 de setembro, em frente a sede da CGU.