CGU suspende implantação do ponto eletrônico; experiências-piloto do home office iniciarão em breve

A Diretoria Executiva Nacional se reuniu na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro, com o secretário-executivo da Controladoria-Geral da União, Carlos Higino. No encontro, que marcou a retomada do diálogo entre o Sindicato e a CGU, Higino anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, da implantação do ponto eletrônico, com abertura de ampla consulta aos servidores, e afirmou: “Vamos também acelerar as experiências-piloto do Home Office”. Rudinei Marques, Filipe Leão e Daniel Lara, presidente, diretor e secretário executivo do Unacon Sindical, respectivamente, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na reunião.

O resultado da Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta terça-feira, 9, que aprovou com 74,8% dos votos a realização do Dia Nacional de Luta e reprovou com 90,8% a implantação do ponto eletrônico nos moldes do Manual SIGRH (relembre aqui), esteve em pauta no encontro. Leão enfatizou: “O controle de ponto, do modo em que está sendo proposto, é retrógrado. Uma carreira de Estado como a nossa, com atribuições eminentemente intelectuais, requer meios mais inteligentes de controle, como a avaliação de qualidade e de produtividade”.

Higino concordou em abrir o diálogo. “Vamos disponibilizar um canal para receber sugestões dos servidores, dentro do amparo legal, para o aperfeiçoamento do Manual do Ponto Eletrônico SIGRH”.

Durante o encontro, a DEN cobrou a implantação imediata do piloto do home office. “A portaria que instituiu a criação do Grupo de Trabalho (GT) foi publicada em abril, com prazo de 90 dias para apresentar resultados, mas até agora não se têm notícias a respeito do assunto”, ressaltou Lara.

Os estudos para implantação do teletrabalho estão em fase conclusiva, conforme informou o secretario-executivo da CGU, que prometeu avanços no processo e celeridade na implantação do piloto.

O projeto de atribuições e nomenclatura, a convocação dos aprovados no concurso AFC/CGU/2012 e a solicitação de concurso para o cargo de Técnico de Finanças e Controle (TFC) também entraram no debate.