Em visita às regionais, DEN presta conta dos 3 anos de gestão

Com o objetivo de informar sobre o andamento das demandas sindicais e promover o amplo debate sobre as principais pautas, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) visitou, dando continuidade ao programa Unacon Itinerante, seis regionais, no período de 29 de agosto a 8 de setembro. Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Filipe Leão e Júlio Possas, presidente, vice-presidente e diretores do Sindicato, respectivamente, estiveram em Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia. Nas duas últimas, Marques e Leão, nesta ordem, representaram a DEN. Eleições Unacon, anteprojeto de atribuições e nomenclatura, e ponto eletrônico estiveram em pauta nos encontros. A Diretoria, que completa 3 anos de gestão no próximo dia 20, aproveitou a oportunidade para prestar contas do mandato.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
A articulação parlamentar e as novas parceiras firmadas com o objetivo de fortalecer o Sindicato foram destacadas. “Em três anos, visitamos centenas de parlamentares. Até a nossa posse, o Sindicato estava ausente no Congresso Nacional”, relata Marques e completa: ”Nos tornamos parceiros de importantes organismos no país e em âmbito internacional, e retomamos a proximidade com os movimentos sociais. Com isso, nos tornamos um dos mais atuantes sindicatos do serviço público”.

ELEIÇÕES UNACON
Durante os encontros, a DEN convocou os filiados a participarem do processo eleitoral em curso. O período para registro de candidaturas teve início no dia 18 de agosto e termina no dia 19 de setembro, 60 dias antes do pleito, como prevê o estatuto. Os formulários estão disponíveis no site (acesse aqui) e podem ser entregues pessoalmente ou enviados por Sedex.

ATRIBUIÇÕES E NOMENCLATURA
O diretor de Comunicação Social, Júlio Possas, relatou a trajetória do anteprojeto de atribuições e nomenclatura dos cargos da Carreira de Finanças e Controle. “Desde a aprovação da diretriz 25, que diz respeito ao projeto, durante a realização do II Conacon, promovemos o amplo debate nas duas casas, STN e CGU, para chegamos a um consenso. Agora, estamos a alguns passos do encaminhamento ao legislativo”. Possas ainda destacou o encontro histórico entre Sindicato, STN e CGU, promovido no dia 17 de julho, para tratar do aprimoramento dos itens destacados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) (relembre aqui).

PONTO ELETRÔNICO
A implantação do ponto eletrônico, nos moldes do Manual SIGRH, foi debatida nos encontros. “A maior parte dos servidores se mostrou insatisfeita com a forma com que o assunto vem sendo tratado, sem diálogo”, relata Uchôa. Na Assembleia Geral Extraordinária, realizada no último dia 9 de setembro, 90,8% dos servidores presentes afirmaram não concordar com as regras previstas no manual (relembre aqui)

AÇÕES JUDICIAIS
As advogadas representantes do escritório Torreão Braz, Larissa Benevides e Camila Tiburtino, participaram do encontro promovido na regional do Rio de Janeiro, no dia 4 de setembro. O andamento das principais ações coletivas (GCG; 28,8%; 3,17%; transposição e outras) impetradas pelo Sindicato foi comentado pelas advogadas.

itinerante 1itinerante 2itinerante 3