Governo reconhece perdas inflacionárias dos servidores

 

Sinal verde. Sérgio Mendonça, Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT/MPOG) admite que a inflação anual superou o reajuste salarial de 2012, pagos em 3 parcelas de 5,5% em 2013, 2014 e 2015. O reconhecimento das perdas inflacionárias dos servidores foi declarado aos representantes das entidades que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais na manhã desta quinta-feira, 23 de abril. Rudinei Marques e Márcia Uchôa representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro.

 

Obedecendo a metodologia aprovada em reunião preparatória, o Fórum estabeleceu dois eixos de conversa: o financeiro e o negocial. No primeiro, o grupo defendeu, por exemplo, o reajuste linear de 27,3%, o reajuste de benefícios (diárias e auxílios transporte, saúde, alimentação e creche), e a definição de uma data-base.

 

No segundo eixo, a prioridade foi a proposta de negociações anuais. No entanto, Mendonça reforçou que a intenção do governo ainda é pela realização de negociações plurianuais, com espaço de três a quatro anos entre elas.

 

CALENDÁRIO

A primeira reunião de negociação com o Ciclo de Gestão e o Núcleo Financeiro está prevista para o dia 7 de maio, a confirmar. Novo encontro entre o Fórum e a SRT/MPOG deve ser realizado no dia 14.

 

Leia também

Ministro do Planejamento divulga calendário de negociação nesta sexta, 20