Marcha pela revisão do reajuste reúne 5 mil em Brasília

 

Para reivindicar a negociação efetiva da pauta unificada, mais de cinco mil servidores participaram da marcha promovida na manhã desta quarta-feira, 22, em Brasília. A multidão tomou a Esplanada dos Ministérios e seguiu em marcha rumo ao Palácio do Planalto, onde uma comissão de representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF) foi recebida pelo assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo. Rudinei Marques e Filipe Leão representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no ato. O delegado sindical pelo Distrito Federal, Arivaldo Sampaio, também integrou o movimento.

 

Após breve concentração na tenda montada em frente ao Museu Nacional, os servidores deram início à passeata, por volta das 10h. O pleito, que inclui a reformulação do reajuste proposto pelo governo, 21,3% em quatro anos, ganhou o apoio de movimentos populares e estudantis, que aos poucos se somaram ao efetivo. 

 

Leão classificou a mobilização como “democrática e plural”. Para ele a marcha reafirmou a unidade e a força do movimento em prol da Campanha Salarial 2015.

 

Missão Cumprida

 

Enquanto o grande grupo se concentrava na Praça dos Três Poderes, uma comissão de dez representantes do Fórum se dirigiu ao Palácio do Planalto para cobrar resposta ao ofício protocolado dias antes, requerendo audiência com a Secretaria-Geral da Presidência da República. O assessor especial da pasta, José Lopez Feijóo, recebeu os interlocutores dos servidores e confirmou reunião para horas mais tarde.

 

No encontro, a comissão teve a oportunidade de reafirmar as reivindicações em pauta e solicitar o apoio da Secretaria-Geral da Presidência para distensionar a mesa negocial com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Feijóo analisou ponto a ponto e garantiu que buscará interagir com o MPOG com o objetivo de que sejam superados os impasses existentes para que o processo negocial tenha bom termo.

 

Com informações: Ascom/ SINAL

Alterações: Ascom/ Unacon Sindical