Servidores aprovam paralisação nacional de 48h nos dias 14 e 15 de junho

Paralisação de 48h promete intensificar o movimento em Defesa da Controladoria-Geral da União (CGU). Aprovado com XX a favor e XX contrários, a paralisação será realizada nos dias 14 e 15 de junho. A consulta encerrou às 12h desta quinta-feira, 9 de junho. Iniciada na terça, 7, a votação foi prorrogada e durou três dias. Com 399 contrários e 202 a favor, a retomada da nomenclatura do órgão acrescida do termo “Transparência” também não passou. A proposta foi aventada pelo ministro Torquato Jardim em reunião com o Sindicato na última sexta, 3 (saiba mais aqui).

 

O envio de representação à Comissão de Ética da Presidência da República e o ingresso de ação coletiva por danos morais pela fala do ministro no dia 2 de junho também foi analisado. Em vídeo, o indicado pelo governo interino para assumir a Pasta exigiu compatibilidade "política, filosófica e ideológica" dos funcionários que detêm cargo comissionado. Assista, abaixo, a íntegra da declaração. A insatisfação da carreira com o recado de Torquato pautou a imprensa (saiba mais aqui).

 

 

A apuração nacional e por estados será divulgada nos canais de comunicação interna do Sindicato. O resultado final será consolidado em ofício a ser encaminhado ao ministro.

 

Na avaliação do Sindicato, o movimento avança para uma nova etapa que implica uma sistematização de ações, como a criação de grupos de trabalho. A entidade trabalha com o prazo de validade da Medida Provisória 726/2016. Publicada no dia 12 de maio, a MP tem duração de 60 dias prorrogados por mais 60.