Carreira decide intensificar mobilização

 

Os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) firmaram posição em defesa do órgão. Como resultado da consulta, promovida pelo Unacon Sindical de 7 a 9 de junho, a carreira decidiu reafirmar a bandeira pela retomada da nomenclatura original do órgão e intensificar a mobilização, por meio de atos públicos. No total 989 servidores participaram da votação em âmbito nacional.


A apuração aponta que a possibilidade de recuperar o nome “CGU”, acrescido do termo “Transparência”, conforme cogitou o governo, tem 71% de rejeição. Os servidores também deliberaram pelo envio de representação à Comissão de Ética da Presidência da República e ingresso de ação judicial de caráter coletivo por danos morais devido ao teor “intimidador” da declaração do ministro Torquato Jardim registada no dia 2 de junho. Durante videoconferência transmitida aos servidores, Jardim afirmou que a permanência nos cargos em comissão “pressupõe uma compatibilidade política, filosófica e ideológica de cada qual com o governo de transição do presidente Michael Temer”. Assista, abaixo, a íntegra da declaração.


Outro item colocado em votação diz respeito a formulação de lista tríplice para preenchimento de todos os cargos da cúpula da Controladoria. A cédula de votação possibilitou a computação individual dos votos para cada um dos cargos. Em todos, a formulação da lista venceu. O Sindicato deve elaborar o edital de consulta.


A consolidação da votação foi encaminhada ao ministro, Torquato Jardim, nesta sexta-feira, 10, por ofício DEN nº 121/2016.

 

O ofício e a planilha, com o resultado total e por estado de cada um dos itens, estão disponíveis abaixo. Para acessar é necessário acessar a área restrita do site. Primeiro acesso? Clique aqui. Esqueceu a senha? Clique aqui.