Lançamento do documentário “Muito Além do Controle” é realizado durante o CDS

A abertura da reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do Unacon Sindical contou com a participação do secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário. Ao lado dos secretários Cláudia Taya, secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), Antônio Carlos Bezerra Leonel, secretário Federal de Controle Interno (SFC), Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega, Corregedor-Geral da União (CRG) e Gilberto Waller Junior, Ouvidor-Geral da União (OGU), Wagner apresentou os rumos da instituição. A primeira edição de 2017 da reunião do colegiado está sendo realizada em Brasília, de 6 a 7 de abril.

 

“É nosso objetivo estreitar o relacionamento com a cúpula da CGU. A comunicação é sempre o melhor caminho para enfrentar qualquer problema. Já foi a fase do sindicalismo de pressão e confronto. O que procuramos, hoje, é fazer o sindicalismo do diálogo”, apontou Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical.

 

Wagner aponta o trabalho integrado entre todas as áreas como a missão da CGU. “O alinhamento dessas secretarias é a base do combate à corrupção”, reconhece o secretário executivo. O plano de integridade da CGU, regulamentação das atribuições dos cargos, criação do banco de servidores e a Medida Provisória 765/2016 também entraram em pauta.

 

A respeito do banco de currículos, Wagner tranquilizou. “Não iremos substituir ninguém”, disse. Segundo ele, a proposta de trazer servidores públicos federais que tenham interesse em exercer atividades na Casa tem como objetivo melhor aproveitar os servidores da carreira nas atividades fim. “Nós temos interesse em, por exemplo, aproveitar melhor os Técnicos que hoje estão na DGI em atividades fim. Mas, para isso, precisamos trazer servidores de fora. Na Ouvidoria nós já temos muita gente cedida”, esclarece. O cadastro de agentes públicos federais será somente para áreas não finalísticas (saiba mais aqui).

 

A medida estaria alinhada com outros interesses da carreira, como justificar a regulamentação das atribuições da carreira e a aprovação da exigência de Nível Superior (NS) para ingresso no cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC). A redação do decreto de regulamentação das atribuições da carreira ainda não foi concluída. Na última reunião com o Sindicato, no dia 8 de março, Wagner tinha previsto a entrega da minuta para o início de abril (relembre aqui). 

 

Os secretários também comentaram a restrição orçamentária anunciada no dia 30 de março. Por meio de artigo, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) alega que o "corte bilionário no Orçamento 2017 tem o tamanho da ‘insanidade’ do Governo" (leia aqui). A participação da cúpula da CGU na reunião, terminou com a entrega da ficha de filiação ao Sindicato para cada um dos secretários.

 

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), encerrou as atividades da manhã do primeiro dia de reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). Sua participação teve como objetivo fazer uma análise de conjuntura da situação política e fiscal do país.

 

Queiroz aponta a Emenda Constitucional (EC) 95/2016 que limita por 20 anos os gastos públicos, como responsável pelas reformas que o Governo tem adotado como, por exemplo, as da Previdência e Trabalhistas. “A EC 95 foi feita pra forçar a reforma da Previdência”, avaliou.

 

Regras de transição, mudança na forma de cálculo e proibição do acúmulo de aposentadorias e pensões foram pontuadas como as mudanças mais sensíveis previstas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016.

 

Entre as matérias de acompanhamento do Sindicato, Toninho apontou a regulamentação artigo 247 da Constituição Federal para definir as atividades exclusivas de Estado e a aprovação do Projeto de Lei (PL) 3831/2015 que estabelece normas gerais para a negociação coletiva na administração pública direta, nas autarquias e nas fundações públicas dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 

Nilton Paixão, presidente da Pública – Central do Servidor e Thiago Botelho, presidente da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner Sindical), saudaram os dirigentes pelo trabalho realizado em defesa da Previdência Social. “Sabemos que é nas bases que a pressão funciona com mais efetividade. Mas, independentemente de onde estivermos, iremos somar esforços pois se a mão do Governo é pesada, nós temos uma arma muito mais forte que é a palavra, ideias importantes que já estão contribuindo para o fortalecimento do movimento contra a retirada de direitos dos trabalhadores”, afirmou Paixão.

 

A apreciação das contas de 2016 foi aprovada pelo colegiado na Assembleia Geral Ordinária (AGO) que encerrou o encontro.

 

MUITO ALÉM DO CONTROLE

O lançamento do documentário “Muito Além do Controle” foi realizado pela tarde, no auditório do edifício sede da CGU. Aberta para todos os servidores, a exibição do curta de 27 minutos contou com a participação especial do secretário-executivo da CGU, do ex-presidente do Sindicato, José Alves de Sena. Leo Torresan, membro fundador da Amarribo e Franklin Brasil, autor do conto que inspirou o filme também participaram da solenidade. O filme é uma realização do Unacon Sindical em comemoração aos 30 anos da carreira de Finanças e Controle.

 

SOBRE O FILME

“Muito Além do Controle” retrata a luta da carreira de Finanças e Controle em defesa da CGU, desde as mobilizações de 2015, até os protestos de 2016, sem esquecer, no entanto, a capilaridade da atividade dos Auditores (AFFC) e Técnicos de Fianças e Controle (TFFC) em todo o país.

 

 O filme transita entre extremos, como a lavagem do prédio da CGU que resultou na demissão de um ministro, e a rotina de prevenção e combate à corrupção nos estados. Toda a história é contada a partir do conto premiado na primeira edição do Concurso de Contos do Unacon Sindical, de autoria do AFFC Franklin Brasil.

 

“Muito Além do Controle” é uma história da carreira de Finanças e Controle contada pelos reais protagonistas. É o retrato atual de uma carreira engajada na missão de fiscalizar e preservar os recursos públicos.

 

O documentário conta, ainda, com a participação especial dos ex-ministros Waldir Pires e Jorge Hage. Um presente do Unacon Sindical pelos 30 anos da carreira de Finanças e Controle.