Fonacate aponta erro no cálculo do benefício especial e pede prorrogação do prazo para migração

 

O Fórum Nacional das Carreiras de Estado, integrado e presidido pelo Unacon Sindical, encaminhou na manhã desta quarta-feira, 18 de julho, um ofício ao ministro do Planejamento Esteves Colnago solicitando a ampliação do prazo para migração para a Previdência Complementar, tendo em vista erros no cálculo do benefício especial. No documento, a entidade aponta que na simulação disponível no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) os valores estão inflados em quase 10%. 

 

“A simulação do valor do benefício especial disponibilizada no SIGEPE contém uma imprecisão: o valor do 13º salário não aparece como um mês à parte, mas sim somado à remuneração do mês em que o 13º foi pago. Com isso, o número de contribuições é subestimado e a média salarial é superestimada, o que resulta em benefícios especiais quase 10% mais elevados do que os calculados a partir da planilha de simulação disponível no site da FUNPRESP”, diz trecho do documento. 

 

A entidade também destaca que a série do IPCA utilizada para a atualização dos salários de contribuição não coincide com os valores disponibilizados para o mesmo índice em outras fontes, como o IPEADATA, por exemplo.  “Durante boa parte do período os valores estimados para o benefício especial estão aparentemente sobrestimados, a exemplo dos meses de julho, agosto e setembro de 2017, para os quais o simulador SIGEPE utilizou IPCA de 2,71%, 2,46% e 2,54%, respectivamente, quando deveria ter utilizado 0,24%, 0,19% e 0,16%”. 

 

Acesse a íntegra do documento abaixo.