Entidades afiliadas ao Fonacate avaliam emendas e reforçam luta por transição justa

Durante Assembleia Geral do Fonacate realizada na tarde desta terça-feira, 4 de junho, as entidades avaliaram a importância do trabalho parlamentar que deve ser feito para que a Comissão Especial da Reforma da Previdência analise as sugestões de emendas apresentadas pelo Fórum.

 

“Agora é hora de conversar com os parlamentares. Sob o manto de ajustes no Sistema de Seguridade Social se esconde imensa retirada de direitos sociais. Vamos redobrar o trabalho feito até aqui”, disse Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical e do Fonacate.

 

Dentre as emendas apresentadas, o Fórum defende regras de transição iguais às previstas para os militares, com pedágio de 17% sobre tempo que faltar para a aposentadoria no momento da promulgação emenda proposta; se posiciona contra a implantação do regime de capitalização e a desconstitucionalização; e defende proventos integrais a servidores acometidos por invalidez permanente.

 

O secretário-geral do Fórum e presidente da Anafe, Marcelino Rodrigues, enalteceu o fato de o Fonacate, novamente, assim como na PEC 287/2016 (reforma da Previdência de Michel Temer), ter conseguido apresentar dez emendas. “Vencemos o desafio da apresentação de emendas. Porém, vai ser mais trabalhoso convencer os parlamentares das injustiças previstas nessa reforma”, destacou.

 

Novas campanhas nas redes sociais, material específico para os servidores públicos e adesão à mobilização do dia 14 de junho foram outras deliberações da reunião. “Precisamos nos integrar às manifestações de rua para que o governo entenda que deve dialogar com os principais interessados nessa reforma: os trabalhadores brasileiros”, enfatizou Marques.

 

EVENTOS

Reforma da Previdência será tema de dois grandes debates que serão realizados em Brasília. Dia 17 de junho na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com debates coordenados pelo deputado federal Professor Israel (PV/DF) e a participação de parlamentares e especialistas. E no dia 27 de junho, o grupo Metrópoles de Comunicação também realizará um debate com a participação de especialistas e representantes do governo e do Congresso. O Fonacate e afiliadas serão parceiros na realização dos dois eventos.