Marcus Braga fala sobre accountability em evento internacional

Tema faz parte da tese de Doutorado do AFFC. Painel foi apresentado na Argentina, durante o Congresso internacional do Centro Latinoamericano de Administracion para el Desarrollo (XXIV CLAD)

Marcus Braga, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), falou sobre accountability no Congresso internacional do Centro Latinoamericano de Administracion para el Desarrollo (XXIV CLAD). Único servidor da carreira de Finanças e Controle a participar de painel no evento, Braga apresentou parte da sua tese de Doutorado na tarde desta quinta-feira, 14 de novembro. Realizado de 13 a 15 de novembro em Buenos Aires, Argentina, a 34ª edição do CLAD tem como tema “O desafio da institucionalidade na administração pública do século XXI”. A primeira participação do Auditor no Congresso do CLAD foi em 2012, na edição XVII realizada em Cartagena da Índias, Colômbia.

“Resolvi participar para trazer a temática do controle associada às questões da gestão e das políticas públicas, e também para divulgar a minha tese”, explica o AFFC.

O Auditor participou do painel 60: “Controle governamental: algumas considerações sobre avanços tecnológicos e os modelos de accountability no Brasil e Argentina”, ao lado da brasileira Gecilda Esteves Silva e do argentino Cristian Ariel Módolo, representantes do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e da Auditoría General de la Nación, nesta ordem.

O painel abordou o uso de big data na melhoria da accountability governamental. Os painelistas compartilharam exemplos de como os algoritmos podem elevar o patamar do controle da gestão pública por meio da identificação de padrões, tendências e correlações.

Marcus Braga falou sobre os impactos da atuação dos órgãos de controle na política educacional descentralizada para os munícipios, de 2005 a 2014, usando a Teoria dos Custos de Transação. Além da melhoria contínua das políticas públicas, ele mostrou como a prática reduziu o ônus da rede de accountability da política educacional.