Começa o terceiro Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle

Evento definirá diretrizes da atuação para os próximos anos; abertura contou com a presença de deputados, lideranças sindicais e autoridades da CGU e da STN

Está aberta a terceira edição do Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle (Conacon). O evento, realizado no B Hotel, em Brasília, definirá as diretrizes de atuação do Unacon Sindical e da Carreira para os próximos anos. A mesa de abertura, na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, contou, além do presidente do Sindicato, Rudinei Marques, com parlamentares, representantes do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

“É momento de enfrentar a discussão acerca do nosso futuro e também celebrar a unidade que nos trouxe até aqui”, afirmou Marques no discurso de abertura. O presidente observou, ainda, que o histórico combativo da entidade deve inspirar a continuidade do enfrentamento diante dos desafios que se avizinham. “Posso dizer, com bastante convicção, que todas as grandes conquistas no seio da carreira, ao longo das décadas, foram fruto da luta sindical, inclusive a própria criação da carreira”, concluiu.

RESISTÊNCIA

A escalada de ataques ao funcionalismo foi alvo das críticas do deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.  Para o congressista, haja vista a campanha depreciativa e falaciosa contra os servidores, a principal trincheira de luta se dará no campo da comunicação. “Não podemos permitir que este debate ocorra sob a égide da desinformação. Se alguns usam inverdades para moldar a opinião pública, podemos e devemos usar a verdade para combatê-las. Basta termos coragem”, pontuou.

O redesenho das estruturas do Estado em curso, fruto de medidas que visam à precarização do setor público, como o pacote Mais Brasil do governo e a já anunciada reforma administrativa, “precisa ser firmemente confrontado”, conforme apontou a deputada federal Érika Kokay (PT-DF). “O Estado que se concebe para o futuro é do esgarçamento de direitos, de um povo desassistido e à mercê do mercado”, alertou. A deputada, também, agradeceu a parceria e fez questão de enfatizar o protagonismo do Unacon Sindical nas mobilizações junto ao Parlamento contra as sucessivas ameaças de retrocessos sociais.

“Se o assunto são os serviços públicos, nós somos os atores qualificados para o debate”, frisou o secretário-geral do Fonacate, Marcelino Rodrigues, ao falar da importância de as entidades sindicais estarem inseridas nas instâncias de discussão e definição dos rumos da classe. Frente aos possíveis riscos provenientes da reforma administrativa, o representante do Fórum defendeu a manutenção de prerrogativas, como a estabilidade, essenciais para o bom desempenho das atribuições dos servidores, em especial daqueles que realizam atividades exclusivas de Estado.

CARREIRA E DEMOCRACIA

O “caráter democrático” da Carreira de Finanças e Controle norteou o discurso do coordenador-Geral de Desempenho Institucional da STN, Vinícius Neiva. De acordo com ele, o cenário econômico impõe ao país o duro desafio de eleger prioridades. E, por sua natureza, Secretaria possui um papel estratégico para a higidez das finanças públicas e o desenvolvimento nacional.

“Esta é uma função essencial do Estado. Essencial, pois fomenta a democracia, reduz desigualdades e permite que se possa alocar melhor os recursos e promover o emprego”, afirmou Neiva, defendendo que, para isso, é necessária uma carreira sólida e valorizada.

Solidez e modernização. O secretário-executivo da CGU, José Marcelo de Carvalho, saudou o Conacon como oportunidade ímpar para discutir avanços nas competências dos servidores da carreira, em linha com as demandas sociais que, dia a dia, se apresentam. “Eventos como este são fundamentais para propor reflexões pertinentes ao momento”, destacou, reforçando a defesa da estabilidade como instrumento indispensável ao devido cumprimento de suas funções.

A programação do III Conacon seguiu nesta quarta, 27, com o painel “O Futuro do Serviço Público”, ministrado pelo jurista Juarez Freitas, e o início das discussões nos Grupos de Trabalho. Acompanhe a cobertura completa nas próximas publicações aqui em nosso site e na página oficial do Unacon Sindical no Facebook.