Fonacate aponta inconstitucionalidades nas PECs do “Plano Mais Brasil”

Documento divulgado nesta terça, 26, critica propostas que quebram princípios constitucionais em troca da manutenção da política de austeridade

As Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 186, 187 e 188/2019, que compõem o Plano Mais Brasil, ferem princípios constitucionais. O alerta foi divulgado por meio de nota pública do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) nesta terça-feira, 26 de novembro. No documento, a entidade ressalta que a redução de jornada de trabalho, com redução proporcional dos vencimentos, é uma violação “explícita” do princípio pétreo da irredutibilidade. O Fonacate destaca ainda que a quebra de princípios constitucionais não é o caminho, pelo contrário, lança o país em crises de difícil retorno.

“A PEC Emergencial (186/2019), a PEC da Revisão dos Fundos (187/2019) e a PEC do Pacto Federativo (188/2019) padecem de erros sérios nos fundamentos. A falha maior reside em apostar na erosão de atividades exclusivas do Estado e na falta de avaliação “ex ante” de impactos. Nessa medida, o FONACATE espera que o Congresso Nacional cumpra o seu papel corretivo. Ao mesmo tempo, reitera o caráter inadiável da regulamentação segura, tempestiva e precisa do art. 247, da CF”, diz trecho do documento.

 

Leia na íntegra abaixo.