Painel com ex-presidente da OAB, Cézar Britto, encerra ciclo de palestras

Convidado propôs reflexões acerca da inserção do serviço público no contexto democrático. Participação especial foi realizada na tarde de sexta-feira, 29 de novembro, no B Hotel Brasília

Concluindo o ciclo de painéis, o terceiro Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle (III Conacon), recebeu, na tarde da última sexta-feira, 29 de novembro, o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto. O palestrante propôs, aos presentes, reflexões acerca da inserção do serviço público no contexto democrático. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, mediou a mesa.

A sociedade vive um “estado de disputa, em diversos sentidos”, que põe em xeque conquistas históricas e toda uma construção social, instalada após séculos de barbárie, avaliou Britto. “O que está em disputa? No meu entender, o conceito de Estado, de coisa pública e, até mesmo, de humanidade”, afirmou, destacando que a democracia e suas instituições existem justamente para firmar marcos civilizatórios essenciais ao bom funcionamento de um país.

“Hoje não se tem dúvida da política de desmonte do Estado brasileiro. Não há disfarce. Está sendo quebrado um dos princípios fundamentais da democracia, que diz que o Estado pertence ao público e não aos governantes”, criticou o jurista, citando os recentes ataques sofridos por órgãos públicos, bem como a derrocada de direitos com as reformas trabalhista e previdenciária. Em relação aos servidores, alertou para o caráter altamente nocivo da campanha depreciativa à qual vêm sendo expostos e a tentativa de subtração de prerrogativas fundamentais para o bom desempenho de suas funções, como a estabilidade.

Diante da escalada de retrocessos em tela, o ex-presidente da OAB destacou que é dever individual de todo cidadão, munido de sensos de justiça e civilidade, lutar para que a democracia permaneça viva e, mais do que isso, pujante. Ainda, destacou o papel do movimento sindical na defesa do Estado democrático.

“Olhando para esta plenária, percebo que, independente do governante de plantão, a democracia terá em nós grandes lutadores. E isto me dá uma grande esperança”, concluiu, aplaudido de pé pelo auditório.

O III Conacon terminou na sexta-feira, com a definição das diretrizes para atuação do Unacon Sindical e da Carreira nos próximos anos. Os vídeos das palestras estarão disponíveis em breve aqui no site do Sindicato.