Diretoria Executiva Nacional cumpre agenda mensal por videoconferência

Encontro foi realizado nesta sexta-feira, 3 de abril, pelo Zoom. O Sindicato aderiu à plataforma para manter a agenda de reuniões sindicais e associativas enquanto durar a quarentena

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) realizou a primeira reunião mensal por videoconferência na tarde desta sexta-feira, 3 de abril. O Unacon Sindical aderiu ao Zoom, plataforma de conferência remota, para manter a agenda de reuniões sindicais e associativas enquanto durar a quarentena em razão da pandemia de coronavírus (Sars-CoV 2). Rudinei Marques, Daniel Lara, Bráulio Cerqueira, Roberta Holder, Arivaldo Sampaio, Carlos Janz e Roberto Kodama participaram do encontro virtual. Em pauta, avaliação do teletrabalho no serviço público, atuação do funcionalismo contra as medidas do governo em meio à pandemia e agenda de atividades sindicais e associativas de 2020.

 

Conduzir a fiscalização dos repasses governamentais em meio à pandemia é uma das principais preocupações da entidade. “Temos que fiscalizar e impedir que o dinheiro público seja desviado. Como faremos isso enquanto estivermos em isolamento social é a questão”, destacou Marques. Tanto a Controladoria-Geral da União (CGU) quanto a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aderiram ao teletrabalho.

 

Os dirigentes também foram informados que o Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) publicou proposta emergencial para o enfrentamento da crise econômica provocada pelo distanciamento social necessário à mitigação do contágio pelo coronavírus. Além da suspensão das regras fiscais atuais, como a Emenda Constitucional 95, que trata do teto dos gastos públicos, o documento também propõe a suspensão, momentaneamente, da Lei de Reponsabilidade Fiscal. (saiba mais aqui). Braúlio Cerqueira, secretário executivo do Unacon Sindical, colaborou com o texto da proposta.

 

A imprensa tem dado repercussão à atuação das carreiras de Estado contra as medidas do governo em meio à pandemia. Todas as matérias estão sendo publicadas na categoria “Na Mídia”, no site do Unacon Sindical. Acesse: https://unacon.org.br/na-midia/

 

AGENDA

Como fica o calendário de atividades sindicais e associativas em meio à quarentena? Ainda sem previsão de retorno à normalidade, os dirigentes concordaram em prorrogar a análise dos rumos da agenda de atividades do Sindicato para o segundo semestre de 2020. “Ainda é cedo para avaliar. Vamos aguardar até junho ou julho para definir algo”, sugeriu Daniel Lara, vice-presidente do Unacon Sindical.

 

ATENÇÃO MÁXIMA

Nas próximas semanas, a entidade irá reforçar os comunicados de prevenção e cuidados com a saúde recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Encaminhamento foi motivado pela preocupação com a saúde dos filiados que integram o grupo de risco para coronavírus.

Nesse sentido, o Sindicato já divulgou nas redes sociais algumas iniciativas para reforçar a importância de todos permaneceram em casa, como:

– O reembolso do valor gasto com frete em compras de supermercado e farmácia conveniadas ao Clube de Vantagens do Unacon Sindical (veja aqui)

– Todas as empresas com serviço de delivery do Clube de Vantagens do Unacon Sindical aparecem primeiro (veja aqui)