UNACON Sindical não assina, nem endossa, críticas da ARCA à gestão do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida

Em nota, Sindicato ressalta que o secretário, na contramão de outros membros da cúpula do governo, se notabilizou pela familiaridade com a máquina pública, pela valorização do trabalho do corpo técnico e pelo respeito ao pluralismo de opiniões

O UNACON Sindical, entidade representativa dos servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Controladoria-Geral da União (CGU), vem a público esclarecer que não assinou, nem endossou, as críticas da ARCA (Articulação das Carreiras Públicas pelo Desenvolvimento Sustentável), veiculadas na imprensa, à gestão do economista Mansueto Almeida à frente da STN, entre 2018 e junho de 2020.

A Nota Pública da ARCA, fórum de discussões de alternativas para o desenvolvimento sustentável que conta com a participação do UNACON Sindical, confunde a crítica à política econômica de austeridade, em vigor no país desde 2015, com o desempenho pessoal do secretário do Tesouro na gestão da instituição, o que é um equívoco.

Não é o Tesouro quem define o modelo de desenvolvimento do país. Sob quaisquer orientações de política econômica, monetarista ou keynesiana, neoliberal ou desenvolvimentista, cabe à Secretaria do Tesouro Nacional, e ao seu corpo técnico/diretivo, zelar pela boa administração do caixa do governo, gerir a dívida pública de modo a ponderar custos e riscos, monitorar programas de ajuste fiscal nos Estados e Municípios, além de supervisionar a contabilização dos atos e fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial federal. Tudo isso demanda excelência técnica, ética, transparência, diálogo com a sociedade e responsabilidade.

O suposto fracasso, evocado pela Nota, da gestão financeira e da dívida pelo Tesouro no período recente não procede. O governo conta hoje em caixa com mais de R$ 1 trilhão e gerencia a dívida pública ao menor custo da história, proporcionando recursos que hoje e desde sempre podem ser usados em favor da população. Os problemas do desenvolvimento brasileiro não são de caixa ou contábeis.

Ademais, como Secretário do Tesouro, Mansueto Almeida,  felizmente na contramão de outros membros da cúpula do governo, se notabilizou pela familiaridade com a máquina pública, pela valorização do trabalho do corpo técnico, pelo respeito ao pluralismo de opiniões e pelo diálogo construtivo no órgão, traduzidos em atos normativos que estimularam a livre publicação de trabalhos e fortaleceram o associativismo entre os servidores.

 

Diretoria Executiva Nacional – UNACON Sindical