Após meses de articulação, auditores de controle interno definem data de fundação da Fenaud

Assembleia virtual de constituição da Federação Nacional será realizada no dia 29 de junho, às 11h30. Coordenados pelo Unacon Sindical, encontros superaram as expectativas de adesão e participação

Data marcada. A Assembleia virtual de constituição da Federação Nacional dos Auditores de Controle Interno Público (Fenaud) será realizada no dia 29 de junho, com primeira convocação às 11h30, e segunda convocação às 12h, com qualquer número de participantes. A convocação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 19 de junho (veja aqui). Eleição e posse da primeira Diretoria e aprovação do Estatuto Social também estão entre os itens de pauta. Para receber o link da assembleia virtual, é preciso solicitar o acesso pelo email raquel.dutra@unacon.org.br. Podem participar entidades de controle interno público do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e dos Ministérios Públicos.

Coordenados pelo Unacon Sindical, os encontros que deram origem à Fenaud superaram as expectativas de adesão. “Conseguimos mobilizar uma rede ampla de auditores de controle interno em todo o país. A articulação nos estados foi fundamental nesse processo”, conta Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical.

“Fizemos um forte e consistente trabalho de identificação e contato com integrantes das carreiras de auditoria de controle interno governamental, Brasil afora. Aproveitamos os fóruns de debate sobre os assuntos da área para reforçar esses contatos”, recorda Nathália Carvalho, representante da Associação dos Servidores de Controle Interno do Recife (Ascire). O processo de fundação da Federação teve início em 2019. Em março de 2020, o Unacon Sindical retomou o projeto com reuniões virtuais periódicas que resultaram na organização da entidade de classe.

Sobre o papel da Fenaud, Heloisa Bezerra, também representante da Ascire, destaca a importância da entidade no atual contexto de ataques à democracia. “A história comprova que cada conquista da classe trabalhadora, seja no setor público ou privado, é o resultado de luta e organização. Assim, em tempos de ataque à democracia e desmonte das instituições, a Fenaud tem um papel fundamental na defesa do constante e necessário diálogo junto aos governantes e à sociedade”, ressalta.

“É importante no desenho federativo, de entes e poderes, que profissionais com práticas similares se organizem de forma transversal, fortalecendo a função controle interno, tão importante, em especial pelo aspecto preventivo, e de asseguramento da efetividade das políticas públicas”, avalia o Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) Marcus Braga, autor de inúmeros artigos sobre controle interno publicados no Congresso em Foco, Estadão e Gazeta do Povo (saiba mais aqui).

 

Assembleia de constituição da Fenaud

Data: 29 de junho

Hora: primeira convocação às 11h30, e segunda convocação às 12h, com qualquer número de participantes

Como participar: Para receber o link da assembleia virtual, é preciso solicitar o acesso pelo email raquel.dutra@unacon.org.br

Eleição e posse da primeira Diretoria e aprovação do Estatuto Social também estão entre os itens de pauta