Ação: Frente Servir Brasil avança na elaboração do calendário de atividades de 2021

Dia Nacional de Luta, em 24 de março, irá marcar o início da articulação conjunta em defesa do serviço público. Deputado federal Professor Israel Batista reforça a importância da ampla divulgação da atividade nos estados

Em videoconferência realizada na tarde desta segunda-feira, 15 de março, a Mesa Diretora e o Conselho Curador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) avançaram na elaboração do calendário de atividades de 2021. O Dia Nacional de Luta, em 24 de março, irá marcar o início da articulação conjunta em defesa do serviço público. Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical, representou a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na reunião que também contou com a participação de diversos dirigentes sindicais. O deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Servir Brasil, conduziu o encontro.

A intenção é que o maior número possível de entidades possa aderir ao ato do dia 24 de março. “A ideia é alcançar todo o conjunto de servidores públicos, dar voz ao movimento. Para isso, precisamos de unidade e muita disposição”, disse Marques, que também é presidente do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) e da Federação Nacional dos Auditores de Controle Interno Público (Fenaud). De acordo com levantamento realizado pelo Sindilegis, existem 18 mil entidades e associações representativas de servidores públicos em todo o país.

O presidente da Frente Servir Brasil reforçou a importância da ampla divulgação da mobilização nos estados. “Nós já temos todos os argumentos de comunicação muito bem delineados. Precisamos, agora, engajar nossas bases e, também, conversar com outros líderes e associações. É preciso envolver todo o movimento de trabalhadores”, alertou sugerindo, ainda, a participação dos dirigentes sindicais nos eventos das assembleias legislativas estaduais, para mobilizar outras categorias.

O deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF) também pediu a colaboração das entidades para o compartilhamento das transmissões ao vivo que a Frente Servir fizer redes sociais, com o andamento da tramitação da PEC 32/2020. As comunicações serão feitas em tempo real, no intervalo das sessões, pelos membros da Frente Servir Brasil, Fábio Trad (PSD-MS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

Dia Nacional de Luta

Além da mobilização virtual, o Dia Nacional de Luta irá contar com ato simbólico em frente ao Congresso Nacional, observando todas as medidas de segurança e com um número reduzido de participantes. A ação também irá reforçar o posicionamento do conjunto de servidores contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa, e a favor da vacinação pública e gratuita contra a Covid-19. O cronograma completo da atividade será divulgado em breve.