Conselho elege mesa diretora para os próximos 3 anos

Filipe Leão, delegado sindical da Bahia, é reconduzido ao cargo de presidente, Ana Maria Balthar, do Rio de Janeiro, assume a Vice-Presidência e Luiz Alberto Filho, delegado de Finanças Públicas, a Secretaria Geral

O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do Unacon Sindical concluiu nesta sexta-feira, 9 de abril, a primeira reunião anual. Na abertura dos trabalhos, o CDS reconduziu Filipe Leão, delegado sindical da Bahia, ao cargo de presidente e elegeu Ana Maria Balthar, delegada sindical do Rio de Janeiro, para a Vice-Presidência e Luiz Alberto Marques Filho, delegado sindical de Finanças Públicas, para a Secretaria.

“Apesar do luto nacional é preciso manter-se firme na luta. O Conselho de Delegados Sindicais é, de um certo modo, um microcosmo que representa todos os servidores da CGU e Tesouro Nacional que buscam por dias melhores. Sinto-me renovado e com bastante energia para contribuir com o fortalecimento das nossas instituições e, porque não, do nosso país”, afirmou Leão.

O secretário geral eleito agradeceu os colegas e ressaltou que espera, no novo cargo, contribuir de forma mais ampla para a atuação do Sindicato contra os retrocessos que estão postos no horizonte do Estado brasileiro. “Há um discurso mentiroso de crise fiscal, com dinheiro que aparece e some conforme as conveniências, como ficou claro no Orçamento de Guerra, quando a crise fiscal, milagrosamente, desapareceu, para ressurgir, do nada, no final do ano. Esse discurso é utilizado para destruir as carreiras de Estado e precisamos nos unir para alertar a todos os servidores.”

PLANEJAMENTO

Dando seguimento à pauta, a Diretoria Executiva Nacional apresentou o Plano Anual de Atividades (PAA), que é norteado pelas diretrizes aprovadas pela carreira no III Conacon. O destaque foi, justamente, o esforço que vem sendo empenhado para barrar a reforma administrativa, nos termos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020.

O presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, destacou a articulação conjunta das carreiras de Estado e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) para apresentação de um substitutivo global à PEC 32/2020, com o intuito de evitar a precarização das relações de trabalho e a própria destruição do serviço público (acesse aqui). Ele também informou que tem levado a questão às reuniões com a cúpula dos órgãos supervisores da carreira e acentuado a preocupação com a estabilidade e a defesa das prerrogativas dos cargos.

INTERLOCUÇÃO

Presente na reunião, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional (Codin) da Secretaria do Tesouro Nacional, Priscila Cavalcante de Castro, pontuou que a instituição tem participado, quando possível, das discussões sobre a reforma administrativa e levado as preocupações da carreira, especialmente no que diz respeito às discussões sobre as atividades de Estado. “Estamos trabalhando juntos (STN e Unacon), por vias diferentes, mas com o mesmo objetivo, que é salvaguardar nossa carreira e nossa instituição”, concluiu.

Priscila também falou sobre projetos que vêm sendo desenvolvidos com objetivo de aumentar o índice de satisfação dos servidores, a produtividade e qualidade das entregas à sociedade, a partir do “mapeamento de talentos” e do intercâmbio de informações com a academia e com outros órgãos, nacionais e internacionais, que atuam na área de finanças públicas. Outro foco para este ano, conforme explicou a gestora, é o desenvolvimento de um programa para tratar de questões ligadas à equidade e à representatividade nos cargos de liderança. “A diversidade traz oportunidade de melhoria. Instituições com maior representatividade tendem a ter mais inovação”, afirmou.

Para concluir, a coordenadora da Codin explicou, provocada pelos delegados sindicais presentes na reunião, que não há expectativa para retomada do trabalho presencial na Pasta e que muitos servidores já aderiram ao PGD e, portanto, devem permanecer em trabalho remoto.

APERFEIÇOAMENTO

No fim do encontro, o secretário executivo do Unacon Sindical, Rudinei Marques, convidou a todos para o “Seminário Internacional de Enfrentamento à Corrupção no Brasil: como Construir um Futuro mais Efetivo?”. O evento, que será realizado no 27 de abril, a partir das 9h, em plataforma virtual, está com inscrições abertas (acesse aqui).