Unacon Sindical participa de debate sobre o impacto da pandemia nas relações de trabalho

Promovido pela União Latino-Americana de Trabalhadores de Organismos de Controle (Ulatoc/ Uitoc), encontro virtual foi realizado na manhã desta terça-feira, 1º de junho, pelo Zoom

O impacto da pandemia de Covid-19 nas relações de trabalho foi o tema central da reunião virtual da União Latino-Americana de Trabalhadores de Organismos de Controle (Ulatoc/ Uitoc). Realizado na manhã desta terça-feira, 1º de junho, pelo Zoom, o encontro reuniu entidades representativas de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Panamá, Paraguai, Portugal e Uruguai. Bráulio Cerqueira, Rudinei Marques e Roberto Kodama representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical na videoconferência.

O encontro teve como objetivo discutir as graves consequências sociais e humanas da pandemia de Covid-19, analisar as novas ferramentas trabalhistas e as consequências no campo trabalhista e sindical. “Importante o Unacon Sindical compartilhar com nossos vizinhos latino-americanos os problemas e os desafios do controle e dos trabalhadores brasileiros. Não estamos sozinhos na luta contra os retrocessos em curso”, avaliou Cerqueira.

Marques contextualizou a plenária sobre a realidade brasileira. “Não obstante as dificuldades trazidas pela pandemia, enfrentamos, ao mesmo tempo, o autoritarismo, o neoliberalismo, o negacionismo científico e uma tentativa de mudar a constituição e reduzir o papel do Estado, justamente num momento em que sabemos que a população vai precisar de mais e melhores serviços públicos”, disse em alusão ao projeto de reforma Administrativa encaminhado pelo governo.

Com a palavra, Kodama falou sobre a condução da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. “A CPI tem constatado que a imunidade de rebanho é uma política pública do atual governo que evita a compra das vacinas necessárias”, avaliou. O diretor de comunicação do Unacon Sindical também compartilhou as medidas adotadas pela entidade durante a pandemia. “A atuação do Sindicato tem garantido que os servidores possam continuar trabalhando em casa”, informou Kodama que foi reconduzido à diretoria da Ulatoc/Uitoc e representará o Brasil na comissão de reforma estatutária da Uitoc.