Alexandre Padilha elogia atuação do funcionalismo e recomenda ampliação da articulação parlamentar

Para o deputado federal, o momento pede intensificação da pressão entre os indecisos ou favoráveis à PEC 32/2020. Reunião virtual foi realizada na tarde desta quarta-feira, 14 de julho

O Unacon Sindical conseguiu agenda com o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP). A reunião virtual foi realizada na tarde desta quarta-feira, 14 de julho. Bráulio Cerqueira, presidente do Sindicato, e Luiz Alberto Marques Vieira Filho, delegado de Finanças Públicas, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na videoconferência. Em pauta, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa, e o desmonte do serviço público.

Logo no início da conversa, Cerqueira reforçou que os servidores públicos defendem a melhoria das entregas para a sociedade brasileira. “O que reprovamos é essa proposta desnecessária e disfuncional”, disse destacando, na sequência, os pontos mais críticos da PEC 32/2020, como o fim do Regime Jurídico Único, a flexibilização da estabilidade e a possibilidade de afastamento de servidor por decisão de órgão colegiado, mesmo antes do trânsito em julgado. Documento com esses e outros os tópicos foi entregue a Padilha.

Para além da preocupação com o desmonte e a precarização do serviço público, o presidente do Unacon Sindical manifestou apreensão com a disputa de narrativas em torno da proposta enviada pelo governo. “O Ministro da Economia, Paulo Guedes, na audiência pública da Comissão Especial designada para analisar o mérito da PEC 32/2020, disse, entre outras mentiras, que a proposta vai digitalizar o serviço público. A proposta 32/2020 não trata disso”, lembrou, destacando a produção técnica elaborada pelo Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) como importante contribuição para combater o discurso contaminado do governo.

Padilha se colocou à disposição para colaborar no que for preciso, elogiou a atuação dos servidores e recomendou a ampliação da articulação parlamentar e da pressão nos estados. “É preciso focar em bancadas que ainda não tenham uma posição unificada. É geralmente nesses partidos que estão os indecisos ou favoráveis à PEC 32/2020”, aconselhou.

“Vocês têm feito, desde o início, um trabalho forte e coordenado, com o envio de mensagens nas redes sociais e por email. Mas é importante reforçar, ainda mais, a pressão nos estados e municípios, com o apoio das Centrais Sindicais e das grandes categorias, como Saúde e Educação”, destacou.

O parlamentar também chamou a atenção para a importância de viralizar dados recentes para desmentir os argumentos do governo de que os “servidores públicos ganham muito” e de que “comparada a outros países, a máquina pública brasileira está inchada”.

“É preciso escancarar esses números para desmontar esse discurso falacioso. Mostrar de forma clara, simples e direta. Martelar essa informação”, pontuou. Cerqueira agradeceu os conselhos e disse que já existem estudos sobre esses temas. Informou que vai resgatar esses dados para incluir nas peças de comunicação da campanha contra a PEC 32/2020.

A reunião também contou com a participação de Jorge Ramos, assessor parlamentar do Unacon Sindical, e Florentino Junior, assessor do deputado.