Unacon Sindical lança projeto de acolhimento emocional

Iniciativa tem como objetivo oferecer suporte terapêutico aos servidores da carreira de Finanças e Controle para enfrentar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19

A tristeza pela perda de colegas de trabalho, amigos e familiares, o desgaste em tentar equilibrar os afazeres domésticos e a criação dos filhos com o homeoffice e a sensação de solidão provocada pelo isolamento social são apenas alguns dos inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Para ajudar os servidores da carreira de Finanças e Controle a enfrentar esse momento tão adverso, o Unacon Sindical lança o projeto de acolhimento emocional Respira. A proposta tem como objetivo oferecer suporte terapêutico para auxiliar na superação e na prevenção de problemas psicológicos e transtornos mentais, como ansiedade e depressão. A iniciativa vai contemplar servidores (ativos e aposentados) e pensionistas de todo o país.

O ato de respirar, mais do que fornecer oxigênio ao cérebro e ao corpo, tem a capacidade de transformar nosso estado mental e emocional. Essa foi uma das motivações para a escolha do nome do projeto. “A cada inspiração e expiração, temos a capacidade de mudar, em segundos, a maneira como pensamos e sentimos. Controlar a respiração — o tempo em que inspiramos e a profundidade como o fazemos — também pode combater o estresse e até mesmo tornar nossa mente mais aguçada”, declara o médico Michael Mosley, em artigo publicado pela BBC Brasil.

O projeto será conduzido pelo psicólogo Márcio Peixoto. Mestre em educação de adultos, psicólogo clínico com formação em Gestalt Terapia e formação em andamento em terapia sistêmica e de casal, Peixoto também é professor do curso de graduação e supervisor clínico do Centro Universitário IESB.

O Respira terá três eixos de atuação: I) roda de conversa; II) grupo terapêutico; e III) terapia individual. Todas as etapas serão realizadas à distância, por meio de plataforma de videoconferência.

 

RODA DE CONVERSA

A primeira etapa do projeto terá início no dia 10 de agosto, com uma roda de conversa sobre saúde mental e os desafios da pandemia. Serão realizados dois encontros virtuais no mesmo dia, em horários opostos, para possibilitar a participação do maior número de pessoas. A videoconferência será aberta para filiados e não filiados, e não terá limite de participantes. Clique aqui e acesse o link para ingressar na reunião.

GRUPO TERAPÊUTICO

Exclusivo para filiados, o grupo terapêutico vai permitir o compartilhamento de experiências, sentimentos e vivências. Cada grupo terá até oito participantes e será mediado por dois psicoterapeutas. Os encontros serão realizados durante 10 semanas. Inicialmente, serão disponibilizados dois horários: um com encontro todas as segundas-feiras, às 19h30; e outro com encontro todas as sextas, às 15h.

TERAPIA INDIVIDUAL

A terapia individual remota também terá quantidade de encontros pré-determinada. O Unacon Sindical irá arcar com metade do valor das sessões dos 20 primeiros filiados que solicitarem o atendimento. O desconto de 50% será efetuado na modalidade de reembolso, mediante comprovação de frequência expedida pelo terapeuta. Não filiados pagam o valor integral da sessão.

QUERO ME INSCREVER

Os interessados em participar do grupo terapêutico e/ou da terapia individual devem realizar um cadastro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O Unacon Sindical afirma o compromisso com a privacidade e a confidencialidade dos dados dos inscritos.

O formulário está disponível no hotsite do projeto.

 

Roda de Conversa do Projeto Respira

Data: 10 de agosto

Horário: 10h e 19h

Realização: Unacon Sindical

Link da reunião: https://us02web.zoom.us/j/83634959478

Hotsite: https://unacon.org.br/respira/

 

A videoconferência será aberta para filiados e não filiados, e não terá limite de participantes. Link para o formulário de inscrição no grupo terapêutico e/ou na terapia individual está disponível no hotsite https://unacon.org.br/respira/