Unacon Sindical se solidariza ao Auditor Federal de Finanças e Controle, aposentado da CGU, agredido em frente ao Ministério da Saúde

Caso repercutiu no portal Metrópoles na quarta-feira, 8 de setembro

O Unacon Sindical se solidariza ao Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), aposentado da Controladoria-Geral da União (CGU), Anamim Lopes Silva, agredido verbal e fisicamente por grupo de manifestantes antidemocráticos em frente ao Ministério da Saúde, na quarta-feira, 8 de setembro. O caso repercutiu no portal de notícias Metrópoles.

À reportagem, o Auditor contou que saiu de casa para fazer a prova de vida em uma agência bancária próxima à sede do Ministério e decidiu ir ao local, onde trabalhou por 18 anos, para visitar ex-colegas. Mas, ao tecer comentário contrário ao governo, foi xingado e agredido com socos e chutes por dezenas de pessoas que se manifestavam em frente ao prédio. Ele precisou ser abrigado por seguranças na portaria do edifício.

Ainda ontem, o Unacon Sindical divulgou nota pública em contraponto à declaração do ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, de que “pessoas de bem, pessoas ordeiras, que só querem viver num país mais justo, mais livre e mais democrático” tomaram Brasília no 7 de setembro, ao lembrar que o movimento pede o fechamento do Supremo Tribunal Federal e intervenção militar (veja a repercussão aqui).

Diante da agressão ao colega de carreira, registrada inclusive em vídeo, e que não deve permanecer impune, o Sindicato, mais uma vez, ressalta que o extremismo político minoritário na sociedade é o avesso da democracia, da liberdade e da justiça, condenando qualquer tipo de violência.