30 de setembro é o prazo limite para recadastramento de aposentados e pensionistas

Quem não realizou a prova de vida em 2020 ou 2021, desde a suspensão em março de 2020, deverá comprová-la em agência bancária ou por meio de aplicativo. Confira o calendário

O prazo limite para o recadastramento de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal encerra no dia 30 de setembro. A prova de vida voltou a ser exigida no dia 1º de julho de 2021, após publicação da Instrução Normativa (IN) nº 63. A obrigatoriedade estava suspensa desde março de 2020 como medida de proteção contra o contágio pela Covid-19.

Quem não realizou a prova de vida em 2020 ou 2021 desde a suspensão da obrigatoriedade deverá comprová-la na agência bancária onde recebe o pagamento, ou acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida, o prazo para a sua realização e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel – caso tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Fonte: Portal do Servidor

Os beneficiários que estiverem com o pagamento suspenso também deverão realizar a comprovação, assim como aqueles que tiveram o pagamento restabelecido por meio de solicitação no módulo de Requerimento do Sigepe, tipo de Documento “Restabelecimento de Pagamento – Covid19”, e ainda não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão.

 

SouGov.br

Confira, abaixo, o tutorial de como se cadastrar, baixar e acessar o aplicativo SouGov.br.